Buscar no site

Exercícios para derreter gordura: eles existem?

COLUNISTA - Cláudia Bueno

Cláudia Bueno

  • 28/08/22
  • 08:00
  • Atualizado há 86 semanas

Se exercícios aliados à reeducação alimentar ajudam no processo de redução do percentual de gordura como vimos na semana passada, podemos elencar que alguns exercícios gastam mais ou menos calorias, certo?

Certo! Existem exercícios físicos que queimam mais calorias e por isso dizemos que "emagrecem" mais, mas na verdade, qualquer exercício que gere déficit calórico maior do que a ingestão de calorias irá gerar um impacto no seu corpo. O que define se esse impacto é bom ou ruim é a qualidade da comida/caloria/alimento que você está ingerindo.

Por isso hoje vamos falar de alguns exercícios que podem te ajudar ainda mais nesse processo de reduzir percentual de gordura e aumentar músculos.

Vamos elencar alguns benefícios para o emagrecimento e os custos que envolvem tais práticas para você não ter mais NENHUMA DESCULPA para não começar a se exercitar.*

MUSCULAÇÃO, treinamento resistido, como queira chamar: está presente no processo de redução do percentual de gordura, aumento da massa magra, auxilia na força para atividades diárias, vitalidade, autonomia, segurança dia a dia, retarda a redução de alguns hormônios como a testosterona, ajuda no controle do colesterol ruim, ajuda na redução da pressão arterial, reduz quedas por baixa de força, baixo impacto, baixo custo, inúmeras academias na cidade para todos os bolsos, etc...

LUTAS / artes marciais em geral: por serem extremamente dinâmicas, há um grande gasto calórico, as lutas se utilizam de todo o corpo, envolvendo vários músculos ao mesmo tempo, por isso é recomendada para quem quer gastar mais calorias durante e após o treino. Melhora força, coordenação motora, flexibilidade, autonomia, melhora do sistema cardiorrespiratório, baixo custo, crianças também podem fazer desde que profissional capacitado.

TREINAMENTOS INTERVALADOS, exercícios aeróbicos ou não: os treinamentos intervalados podem ser realizados dentro de qualquer sessão de exercícios, seja na musculação ou seja nos exercícios aeróbicos, em geral, e para simplificar, seriam alternar movimentos rápidos e lentos, com mais velocidade ou menos velocidade, por um determinado tempo, caso se interesse pelo assunto, é sempre importante ter acompanhamento ou instrução de um Profissional de Educação Física, pois há diversas técnicas e formas de se fazer um treinamento intervalado.

Há muitos protocolos para emagrecimento, quis trazer só 3 para que algum desses lhe deixe curioso (a) e você possa se interessar em pelo menos começar algo diferente. Aproveite todas essas dicas e comece amanhã mesmo a colocá-las em prática. Coragem: amanhã é segunda-feira!!!

Divulgação - Cláudia Bueno - educadora física - Foto: Divulgação
Cláudia Bueno - educadora física - Foto: Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também