Buscar no site

Falar é fácil, difícil é fazer!

COLUNISTA - Cláudia Bueno

Cláudia Bueno

  • 07/11/21
  • 09:00
  • Atualizado há 128 semanas

Em toda reunião de família escuto sempre a mesma conversa: para você que está dentro da academia é fácil falar, mas para quem trabalha fora fica muito difícil começar a praticar exercícios físicos regularmente. E logo depois vem a pergunta que mais ouço:

- Cláudia, então por onde devo começar? Qual o melhor exercício físico a se praticar?

Bom, hoje vou ser um pouco mais específica com você que está lendo esta coluna, a resposta é: Treinamento com pesos, treinamento resistido, mais popularmente conhecido como MUSCULAÇÃO!!!

Sim, musculação, puxar ferro, o nome que você quiser dar a esta prática. Não tem para onde fugir, ou você começa quando é novo para ficar forte, robusto (a), ou você vai mais tarde, quando seu médico te avisar que você está perdendo massa magra, que seus ossos estão cada vez mais fracos e por aí vai, e aí é por necessidade mesmo, aí é só ladeira abaixo.

divulgação - Cláudia Bueno
Cláudia Bueno

Não há nada no mundo hoje que substitua a musculação, ou os benefícios que ela pode lhe trazer à níveis físicos, hormonais, fisiológicos e mentais.

Mas será que com o passar do tempo é só ladeira abaixo mesmo? Pode ser que sim, pode ser que não, nossa qualidade e tempo de vida aumentaram significativamente e muitos estudos mostram que os exercícios físicos e a decisão de dar início o quanto antes é um dos responsáveis por isso, homens e mulheres fisicamente ativos tem mais qualidade e maior tempo de longevidade que os mesmos fisicamente inativos, e isso nos dá um baita incentivo, já que acredito que todos queremos viver por mais tempo e melhor com o corpo que carregamos, não é mesmo?

Até aqui falamos de ciência, mas queria falar um outro ponto com você, leitor, a verdade é que todo e qualquer exercício físico que você sinta prazer, sinta vontade de praticar irá lhe fazer bem em termos de saúde, tanto física quanto mental. Escolha uma prática que lhe agrade para começar: caminhadas, subir e descer escadas, danças, lutas marciais, treinamentos funcionais, enfim, temos muitas práticas hoje disponíveis, porém, a melhor é aquela que você escolhe para fazer, vai lá e faz!!

Semana que vem tem mais!! E não se esqueça: CORAGEM! AMANHÃ É SEGUNDA-FEIRA!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também