Buscar no site

Já praticou seu Marketing Pessoal hoje?

Cláudia de Almeida Melo

  • 03/07/15
  • 15:00
  • Atualizado há 455 semanas

Ministrando cursos profissionalizantes e nas universidades há algum tempo, tenho visto algumas insatisfações com os empregos, alunos sempre reclamando do ambiente de trabalho, de colegas e patrões. E toda essa informação, é possível confirmar na matéria do G1 - globo.com, "72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho", publicada no dia 29/04/2015. É claro que essa desmotivação não é geral, conheço profissionais que amam o que fazem, estão construindo suas carreiras e vêem expectativas nas empresas em que trabalham.

Essa desmotivação pode acontecer porque o profissional não tem autoconhecimento e este é o primeiro passo para conseguir superar os desafios do trabalho no cotidiano. Ser sincero consigo mesmo, parar por um momento e perguntar o que quer, qual a sua missão, visão, valor e política pessoal e profissional são questões que precisam de atenção.

Fazer um plano de marketing pessoal é fundamental para construção profissional, esta reflexão sobre quem somos, qual o nosso propósito, quais os nossos valores, política e aonde queremos estar daqui alguns anos nos orienta nas decisões da vida profissional facilitando assim, a auto realização e a auto motivação que é a primeira fase para o aperfeiçoamento e sucesso profissional.

Então vamos lá: qual a sua missão, o seu propósito de existir? É ajudar os outros a realizarem seus desejos, a resolverem seus problemas, deixar as outras pessoas bonitas. O que você escolheria para sua vida, para sua família, que trabalho te realizarias; enfim o que lhe dá imensa alegria? Em geral, já sabemos o que queremos só temos que buscar dentro de nós.

Visão aonde você quer estar daqui alguns 5 ou 10 anos, hoje vendedora e quer se tornar gerente, quer abrir seu próprio negócio, quer trabalhar em determinado lugar, ter a sua família? E aí? O que está fazendo para alcançar tudo isso?

Valor é o que te faz pensar e agir de uma determinada forma, no que você acredita, quais os valores que seus pais lhe deixaram, isso foi corrompido no decorrer dos anos, exemplo de valores: honestidade, respeito, liberdade, fé, boa vontade, fidelidade, amor próprio, entre outros.

Política pessoal é a prática da missão, da visão e dos valores. Para dar certo, é preciso estabelecer algumas regras sobre nós mesmos, colocar num papel e seguir, ver o que você precisará para alcançar o que quer. Exemplo, o jeito que você está administrando suas finanças, seus relacionamentos, sua saúde, lazer, trabalho e estudos. Desta forma você irá alcançar seu objetivo de vida. Estabelecer regras ajuda nas escolhas e nas realizações.

Por fim, estas descobertas fazem com que o profissional melhore seu relacionamento no ambiente de trabalho, alcance resultados esperados e consegue superar os desafios profissionais e pessoais do dia-a-dia; desta forma ele irá atuar como agente de mudança e vivenciar sua auto realização.

Cláudia de Almeida Melo, formada em Propaganda em Marketing pela Unip, especialista em Economia Empresarial pela UEL e MBA em Executivo em Negócios.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também