Buscar no site

Natação: benefícios dentro e fora da piscina

COLUNISTA - Cláudia Bueno

Cláudia Bueno

  • 31/07/22
  • 09:00
  • Atualizado há 90 semanas

No inverno costumamos fugir de tudo que tem água, inclusive alguns ficam até sem tomar banho, em diversos países com invernos mais rigorosos, as pessoas ficam dias até sem entrar no chuveiro, só penso em como seria por aqui.

Mas não é de banho que viemos falar hoje, e sim da água, em si e sobre os benefícios da mesma dentro e fora da piscina, hoje falaremos das atividades que a envolvem, especificamente, da natação.

A água por si só já tem muitos benefícios, inclusive amplamente utilizada para fins terapêuticos, reabilitações, diminuições de impactos, além de ajudar nos tratamentos para doenças mentais e também da depressão, enfim, muitas pessoas se utilizam e se beneficiam das propriedades da água.

Divulgação - Cláudia Bueno, educadora física - Foto: Divulgação
Cláudia Bueno, educadora física - Foto: Divulgação

Imagine então juntar água e exercício físico? Pois é, a natação se utiliza de todos os benefícios da água e ainda a "transforma" em um exercício físico amplamente completo para nosso corpo e também para nossa mente.

Dentre os inúmeros benefícios da natação, hoje quero destacar 4 principais, sendo que para começar a prática você vai precisar de um local adequado obviamente com piscina e alguém lhe orientando, nossa cidade tem vários locais para tal prática sendo que você pode escolher as opções pelo o que cabe no seu bolso e/ou também pela distância.

1. CORAÇÃO: como envolve grandes grupos musculares, a natação ajuda no bombeamento de sangue para o corpo todo, e o coração sendo um musculo também, ajuda a fortalecer o mesmo, tornando-o mais forte e com maior capacidade de bombeamento;

2. ARTICULAÇÕES: com a diferença de pressão da água e do nosso corpo, nossas articulações ficam mais soltas e mais flexíveis, sendo assim, reduzimos os impactos das mesmas pela água, sendo amplamente indicada para quem tem problemas como artrose ou fibromialgia;

3. RESPIRAÇÃO: muito utilizada durante a prática e por fortalecer os músculos envolvidos na nossa respiração a natação ajuda a reduzir e prevenir os sintomas da asma por ser praticada em um ambiente úmido;

4. AUTONOMIA: a natação desenvolve segurança, confiança e autonomia para quem a pratica, especialmente para as crianças, desenvolvendo autonomia e melhora da autoestima dentro e fora das piscinas.

Espero que você aproveite essas dicas e 'se jogue' nesse exercício tão rico em benefícios para nossa saúde, qualidade vida, bem estar físico e mental. CORAGEM: amanhã é segunda-feira!!!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também