Buscar no site

O ente mais importante do Meio Ambiente é a gente

  • 04/06/13
  • 14:00
  • Atualizado há 567 semanas

*Por João Antônio Ferreira da Motta

Preservação ambiental e sustentabilidade: discurso fácil e que está na moda, está na boca de todo político, empresa ou militante. Porém, é muito discurso e pouca ação! Vivemos um impasse: por um lado tem aquele ambientalista que defende a árvore como se fosse a solução ambiental, mesmo que ofereça risco ao ser humano e ao patrimônio público. Por outro, têm os que querem derrubar árvores só porque as folhas sujam o quintal e entopem as calhas de suas residências.

Árvores: às vezes precisamos cortar, perigo, tempo de vida esgotado, plantio inadequado. Plantar sempre! Ao decidir plantar uma árvore temos que perguntar o que queremos: Sombra? Embelezamento? Frutas? Onde vamos plantar? Sítio? Cidade? No quintal? Na praça? Na calçada? Embaixo da rede elétrica? Aí então decidimos a espécie e porte adequado para cada situação.

O novo Código Florestal divide até hoje ambientalistas e ruralistas, esqueceram que o maior ganho ao Meio Ambiente foi o desenvolvimento do Programa de Microbacias e a Implantação do Plantio Direto na década de 90. Vale lembrar que existem produtores se esquecendo disso, retirando terraços, plantando morro abaixo, e isso é perigoso, é retrocesso, não podemos perder todo ganho que tivemos nestas últimas décadas. Não podemos deixar de lado este real ganho ambiental em nome da tecnologia e lucratividade. Conservar e proteger o solo e as nascentes é mil vezes importante, depois vem a proteção e plantio de árvores.

O lixo é o grande vilão do século e do Meio Ambiente. A maioria da população acredita que o lixo só é seu quando está dentro de sua casa e quer se livrar dele o quanto antes jogando nas ruas, terrenos baldios, estradas rurais, etc. Aí toda a responsabilidade é transferida ao poder público. A preocupação é se livrar dele a qualquer custo e, o Meio Ambiente que se dane! Contudo isso, provocam entupimento de galerias, inundações, poluem as nascentes e abastecedouros, acarretam infecções e doenças contagiosas. O poder público não consegue sozinho resolver esta questão, o lixo foi produzido pelo cidadão e a responsabilidade de cada um vai além do seu quintal!

Desde que assumimos a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a nossa grande preocupação e do prefeito Dr Zacharias Jabur, tem sido com a limpeza, saúde pública e abusos cometidos ao meio ambiente. Apesar das inúmeras dificuldades que encontramos e ainda enfrentamos, procuramos fazer um trabalho sério e consciente para, quem sabe um dia, com apoio da população, transformar nossa querida Cândido Mota em uma cidade mais limpa, bonita, ambientalmente correta e com saúde pública de primeiro mundo.

Exemplo claro de desrespeito ao Meio Ambiente é a linha férrea da antiga FEPASA, trecho desde a chegada de Assis até o aterro sanitário. Há um desrespeito e descompromisso da população, jogando lixos, sacolas plásticas, garrafas, entulhos de construção e até mesmo sofás e fogão velhos, vasos sanitários e animais mortos. Um verdadeiro absurdo!

Fazemos um apelo aos carroceiros que fazem fretes de galhos e entulhos de construção, que não deixem o lixo no meio do caminho e levem ao seu destino correto: o aterro sanitário. Que a população denuncie os infratores e ajude a cuidar da nossa cidade. Desde que assumimos, estamos nos empenhando para melhorar as condições do aterro sanitário, reestruturando e corrigindo irregularidades. Outra preocupação deste secretário, do prefeito Zacharias e vice Bonini, é dar condições dignas de trabalho, fortalecimento e renda a Recicam (Associação de Catadores de Recicláveis). Precisamos entender de uma vez por todas a importância desta entidade e de seus componentes ao município e ao Meio Ambiente. Não podemos mais falar em lixo e sim no material reciclável que eles coletam, não são lixeiros e sim agentes ambientais.

Apóiem, fortaleçam e o planeta agradece. Chega de discurso e hipocrisia! Precisamos de consciência e ações em favor do Meio Ambiente. O discurso ambiental e sustentabilidade é muito bonito. Que mundo vamos deixar para nossos filhos?

Depende muito de nossas ações atuais e dos filhos que vamos deixar para o mundo.

Neste dia 5 de junho, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está realizando ações ambientais como a limpeza e coleta de lixo na linha férrea, plantio de árvores na entrada do aterro sanitário e o plantio de árvores ornamentais no terreno da Câmara Municipal.

Descruze os braços, pare de criticar e transferir responsabilidades, seja você um servidor, um fiscal, um verdadeiro agente ambiental. A responsabilidade é de todos nós: o ente mais importante do Meio Ambiente é a gente!

*João Antônio Ferreira da Motta - pequeno produtor rural, presidente do Sindicato Rural de Cândido Mota e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cândido Mota

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também