Buscar no site

O equilíbrio entre diversão e trabalho duro

  • 14/03/12
  • 19:00
  • Atualizado há 632 semanas

*Por Pedro Ferrer

Como é bom assistir aos filmes de sucesso na TV, ver a sua novela preferida, acompanhar um show de sua banda ou ver o jogo do seu time do coração, não é verdade? Afinal de contas, nós somos seres humanos, não somos máquinas e precisamos de diversão, de relaxamento. Isso é importante até mesmo para a saúde.

Por outro lado, quando a diversão passa a ser a regra e não a exceção, quando alguém dedica um tempo grandioso a coisas extremamente fúteis, isso pode se tornar um terrível problema. Pior ainda quem abusa ainda mais da diversão e fica sem foco definido em tudo que vai fazer. Não existem objetivos claros, afinal só existe diversão e mais entretenimento no cardápio principal. Alguns governos por aí até se aproveitam desse pensamento de muitas pessoas e promovem a chamada política do pão e circo.

Quando falamos de equilíbrio entre divertimento e o "trabalho sério" inevitavelmente temos de falar sobre administração de tempo. Para alcançar esse tão desejado equilíbrio o primeiro passo é definir prioridades de curto, médio e longo prazo. Além disso, é preciso que você saiba distinguir as prioridades pessoais e as de seu trabalho. Dessa maneira, administrando o seu tempo e o controlando da melhor forma, você terá a possibilidade de fazer uma autoanálise e ver o que de fato é útil e o que é fútil, porém, isso é muito mais complexo do que isso!

Nós somos seres humanos e precisamos de entretenimento, de diversão. Não posso negar este fato! Por outro lado, se não olharmos para o espelho e não fizermos uma autoanálise de como administramos o tempo, com certeza perderemos o foco da vida. Hoje muitas pessoas são insaciáveis, descontroladas, desequilibradas e não querem saber do amanhã ainda por vir e aproveitam "ao máximo" o tempo presente.

Por isso, procuram beber até não aguentarem mais, dançar até que o corpo não suporte, assistir ao show do cantor de madrugada e perder o horário de trabalho e, finalmente, querem apenas diversão, entretenimento e não conseguem se focar em nada. O mais interessante é que, para alguns, os seus trabalhos são divertidos e prazerosos. Além disso, também é possível fazer um entretenimento educativo e uma música com crítica social, por exemplo.

Portanto, o maior problema não é o divertimento, mas sim o que fazemos com o nosso tempo. O que você faz com o seu dia? O que você tem feito pelo bem comum, pela sua família? Quais são os seus objetivos? Será que você não está sendo vítima do "pão e circo"? São algumas reflexões que precisamos fazer, sempre olhando para dentro de nós e pensando sobre as nossas atitudes.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também