Buscar no site

O planejamento previdenciário, uma realidade contemporânea

João Carlos Fazano Sciarini

  • 01/11/16
  • 18:00
  • Atualizado há 389 semanas

Os últimos anos reservaram mudanças e restrições de benefícios e serviços para os segurados do INSS, e ainda acompanhamos os principais veículos midiáticos jogando a culpa na Previdência Social, especialmente o Regime Geral, como responsável pela crise do Brasil.

As alterações previdenciárias feitas nos últimos 20 anos influenciaram tanto o valor quanto o próprio acesso às aposentadorias e pensões, seja no Regime Geral mantido pelo INSS, seja no Regime Próprio dos segurados servidores públicos.

Diante desses fatores, o planejamento previdenciário tem se apresentado como alternativa para garantir a composição da melhor renda futura ou antecipação da aposentadoria. Ainda, face à evolução do sistema de previdência complementar, esta mostra-se como alternativa a ser analisada para a criação de aposentadoria complementar compatível com a remuneração profissional.

Assim, entendendo que planejamento financeiro é importante para que se possa manter o padrão de vida e, à medida que a idade avança, a capacidade de produção começa a diminuir, nasce a necessidade de realizar o planejamento previdenciário, objetivando através de estudo individual e detalhado do histórico laboral do contribuinte, fornecer orientação acerca do benefício mais vantajoso, compreendendo análise da composição da melhor renda futura e/ou antecipação da aposentadoria, no âmbito da legislação vigente.

Diante das várias intempéries que envolvem a previdência social, os segurados não se aposentam bem justamente por não terem planejado, seja por ausência de informação ou até mesmo por desinteresse. O fato é que, independente das crises vividas pela Previdência, é totalmente viável e acessível ao segurado praticar o planejamento para obter tranquilidade, tendo uma aposentadoria digna para no mínimo manter o seu padrão de vida.

O serviço de planejamento previdenciário compreende:

1) Análise especializada de todos os dados relativos ao histórico profissional do contribuinte;

2) Projeção da concessão do(s) benefício(s), com variação dos possíveis inícios de benefícios em cada regime e comparação de preços e vantagens de cada escolha;

3) Identificação de problemas e formulação de solução uteis, no âmbito da legislação vigente, para antecipação e otimização de benefício para os diversos regimes de previdência, evitando prejuízos e diminuindo despesas imediatas que podem ser redirecionadas para composição da melhor renda futura;

4) Elaboração de parecer previdenciário customizado.

Para que o sonho não se torne pesadelo, basta que o segurado procure um profissional especializado na área para ilustrar os caminhos mais viáveis e financeiramente compensatórios, para que o contribuinte desfrute de uma aposentadoria mais digna a até mesmo com mais de um tipo de renda.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais