Buscar no site

Onde ou Aonde?

COLUNISTA - Michelle Orsi

Michelle Orsi

  • 26/04/22
  • 10:00
  • Atualizado há 103 semanas

*Por Michelle Orsi*

Sabe aquelas palavrinhas que sempre causam uma certa confusão e deixam dúvidas na hora de serem usadas num texto escrito ou, até mesmo, na fala? Onde e aonde são essas palavrinhas. Mas como resolver essa confusão e parar de usá-las no sentido errôneo? Basta entender a ideia de movimento.

Primeira coisa que você deve saber é que tanto onde quanto aonde são advérbios. O que é advérbio? Advérbios são aqueles termos que modificam o sentido do verbo ou do adjetivo ou até de outro advérbio. Eu sei, você está com aquela cara de: "Tá e daí?". Calma, tudo fará sentido, deixa eu explicar primeiro.

Divulgação - Michelle Orsi, empresária e professora de língua portuguesa - Foto: Divulgação
Michelle Orsi, empresária e professora de língua portuguesa - Foto: Divulgação

Nossa língua é formada por palavras que estão inseridas em uma classe, as classes de palavras. Dentro dessa classe temos o substantivo, o artigo, o adjetivo, o pronome, o numeral, a conjunção, a preposição, a interjeição, o verbo e o ADVÉRBIO, todas extremamente importantes para uma comunicação coerente e coesa, quando usadas corretamente.

"Tá, e..."

E... os advérbios por indicarem lugar, modo, intensidade, tempo, negação, dúvida, intensidade deixam a fala ou o texto mais específico, mais detalhado. Lembra que mencionei a ideia de movimento? Então... ao fazer uso de onde ou aonde você estará indicando um lugar ou para o qual você vai - aonde -, ou para o qual você está - onde -, e isso faz uma enorme diferença.

Dessa maneira, ONDE deve ser usado somente para lugares físicos e fixos, ou seja, para expressar uma ideia de permanência: "Onde você está?", "Onde estão as chaves?", "Onde deixei o carro?", "Onde será a prova?", "Onde estão meus óculos?". Já AONDE será usada para expressar a ideia de movimento: "Aonde você vai?", "Aonde esse carro está indo?", além disso, aonde pode ser substituído por "para onde" - "Para onde ele vai?".

Viu como é fácil usar onde e aonde e como é necessário o uso correto para não transmitir a mensagem errada?! Agora que você já aprendeu é só colocar em prática no dia a dia, pois falar e escrever corretamente promove a sua ascensão social, cultural e econômica. Afinal, falar bem, que mal tem.

Até a próxima.

Serviço

Michelle Orsi - Redação

Avenida Marechal Deodoro, 751, Centro

WhatsApp: (18) 99623-9832

Instagram: @miorsiredacao

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais