27 de Outubro de 2020
20º/30º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Os recursos são limitados

Nos grupos de Amor-Exigente, a cada mês, é estudado um princípio básico. Nosso terceiro princípio básico nos diz: "Os recursos são limitados.".

Fato é que ninguém gosta de ter limitações, temos um falso pensamento que limitação é sinônimo de derrota. Ante este pensamento equivocado, nos sujeitamos a inúmeras situações desnecessárias que nos assolam, prejudicam nossa existência e nos impedem de verdadeiramente viver.

Quando assumimos a postura de que tudo podemos e que não há nada impossível, nos vestimos de uma armadura de super herói e passamos a encarar todas as dificuldades, assumindo problemas dos outros, gastando mais que devemos, esquecendo de nossa saúde e coisas do gênero. Entramos em um processo de falsa vida, deixando de lado nossa essência humana que, falha, erra, chora, pede ajuda, teme a Deus, etc.

Contudo, quando entendemos que os recursos são limitados e que isso é um fator de proteção, pois, quando não estamos prontos para algo, é melhor que isso não venha até nossas vidas, passamos a ter qualidade de vida. Ao reconhecer nossa inabilidade ou incapacidade, não podemos esquecer que esse reconhecimento pode ser momentâneo, pois, pode ser que mais adiante, a situação hoje irrealizável, torne-se acessível e positiva para nossas vidas, portanto, não sejamos radicais ou ignorantes com nós mesmos, estejamos sempre aberto as mudanças.

Quando reconhecemos que nossos recursos são limitados, algo importante acontece, passando assim a economizá-los e, nisso, ganhamos força para concentrarmos nossos esforços em melhorias, evitando perdas desnecessárias lidando com aquilo que não conseguimos ou que não estamos prontos para fazer.

Quando não admito as limitações dos meus recursos, passo a não ser honesto comigo mesmo, minhas idéias, palavras, passam também a não coincidir com o que aprendo no Amor-Exigente. Aqui, podemos encaixar também nosso terceiro princípio ético, o qual prediz: "Ser fiel, honesto e verdadeiro na vivência e transmissão da proposta do Amor-Exigente."

Os recursos são limitados, mas, cuidado com a acomodação, pois, é preciso treinar, estudar e praticar para que possamos evoluir e melhorar, tornando assim, nossos recursos espirituais, emocionais, físicos e até materiais, cada vez menos limitados. E quando menciono recursos materiais, não quero dizer riqueza, mas, sim, que precisamos aprender a administrar nossa renda, por favor, abra os olhos para a mentira de a riqueza ser sinônimo de qualidade de vida, uma coisa independe da outra, pois, tudo começa, no plano espiritual, sem este, nada vai funcionar.

Acontece demais hoje em dia que, pela idade, evolução das coisas como a mídia, internet e informações ilimitadas, muitos de nós, estancaram o raciocínio e estão até retrocedendo pela simples falta de aceitação e visão da vida sob a ótica da realidade.

Deste modo, é preciso se conhecer, avaliar, fazer uma prova de vestibular consigo mesmo, visando saber como já fui, sou e estou, para com honestidade, fidelidade e de forma verdadeira, escolher o rumo que desejamos seguir e alcançar.

O programa do AE é muito simples e, pela simplicidade, é bastante funcional, abrindo caminhos a todo ser que deseja obter e manter qualidade de vida independente de circunstâncias. Nascido o espírito de aprendiz e o desejo de melhoria em cada um de nós, o Amor Exigente abre portas antes obscuras, rumo ao autoconhecimento, que trarão à realidade o autocontrole, tornando-nos capazes de administrar nossas próprias vidas, sem deixar que o negativo nos aprisione por medo ou culpa.

Dessa forma, alcançaremos benefícios imensuráveis, vivenciando como, por exemplo, a liberdade, a humildade, o amor e o contentamento de ter encontrado o sentido de viver. Vamos juntos, o Amor-Exigente precisa de você!

Reuniões às quintas-feiras 20 horas, Rua Barão do Rio Branco 250, ao lado da Escola Carlos Alberto De Oliveira - Assis/SP. Gratuito, pluralista, apartidário, sigiloso.



Por: Valmir Dionizio - Voluntário

+ VEJA TAMBÉM