Buscar no site

Reproduzindo função e estética com resinas e porcelanas em dentes

  • 07/02/12
  • 06:00
  • Atualizado há 636 semanas

Por Dr. Marcos Paulo CastroVivemos um momento de crescente solicitação por procedimentos restauradores estéticos por parte dos clientes, inclusive em dentes posteriores (dentes de trás).

Para entendermos esse fato, é necessária a observação da intensa divulgação na mídia, tanto odontológica quanto geral, de diversas alternativas de tratamentos estéticos atualmente disponíveis. Isso gera uma elevada expectativa de obtenção de restaurações que contemplem uma adequada longevidade (tempo de vida) clínica. Ainda que na região posterior da boca, que pode ser observada em algumas situações de conversação e especialmente de alegria, a aparência de equilíbrio estético com os dentes naturais é cada vez mais valorizada pelos clientes.

Paralelamente a esse fato, nos últimos anos houve uma significativa evolução dos materiais e técnicas restauradoras adesivas estéticas disponíveis em função do intenso ritmo de desenvolvimento de novos materiais por parte dos fabricantes. No momento atual, temos a nossa disposição inúmeras alternativas restauradoras estéticas, não havendo um único caminho (material ou técnica) que deva ser empregado em todas as situações clínicas. Uma avaliação mais ampla deve ser realizada para que possamos estabelecer a melhor escolha de tratamento restaurador estético, quando indicado.

Dentre os materiais restauradores estéticos disponíveis para uso em dentes posteriores, temos as resinas e as porcelanas. As resinas são mais bem indicadas em restaurações pequenas e médias realizadas diretamente pelo profissional, podendo também serem feitas indiretamente através de um laboratório de prótese para reconstruir dentes parcialmente ou totalmente destruídos.

As porcelanas também conhecidas como cerâmicas são mais bem indicadas para restaurações extensas em situações de dentes parcialmente ou totalmente destruídos feitas também através de um laboratório de prótese.

As principais vantagens de utilizarmos como opções restauradoras as resinas e as porcelanas são: preservar dentes naturais desgastando menos, diminuir o risco de infiltração e cárie, aumentar a resistência dos dentes por se tratar de técnicas adesivas, apresenta um bom resultado estético, apresenta possibilidade de reparo e uma boa resistência ao desgaste da mastigação.

Alguns exemplos realizados pelo dentista Dr. Marcos Paulo Castro:

*Dr. Marcos Paulo Castro

Especialista em Dentística Restauradora

Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE)

Integrante do corpo clínico da Clínica Excellence

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais