Buscar no site

Ser político: uma visão distorcida e errônea da sociedade

  • 23/01/12
  • 13:00
  • Atualizado há 639 semanas

*Por Pedro Ferrer

"Eu não faço parte da política, de forma alguma sou político, sou neutro politicamente." Essas são algumas das palavras levianas de pessoas ignorantes e massas de manobra que, obviamente, são um retrocesso para o desenvolvimento contínuo de nossa nação.

É comum em conversas cotidianas escutarmos pessoas que defendem a absurda ideia de que política é "algo ruim", que é um "monstro" que precisa ser eliminado. Certamente, governantes corruptos adoram que o povo pense dessa forma.

Quem diz não ser político precisa rever os seus conceitos e ser cuidadoso com o que fala. Infelizmente, ao que podemos notar, a maioria das pessoas tem uma visão distorcida do que significa ser político, de fazer política.

Há muito tempo na Grécia Antiga os gregos chamavam de idhiótis (idiota) o indivíduo que era individualista, que olhava apenas para ele mesmo, que se apartava da vida pública. Para o indivíduo que se preocupava em cuidar da comunidade e que se dedicava ao bem comum, os gregos, adivinhem só, o chamavam de politiko, que era aquele que cuidava da polis (cidade, comunidade). Basicamente essa é a ideia do que significa política.

Partindo desse ponto, podemos afirmar que fazemos política em casa, na escola, na igreja ou na academia, por exemplo. Portando, quem afirma não ser político, mesmo que sem conhecer o que realmente isso significa, basicamente diz que é "idiota", individualista, que não se dedica a assuntos públicos e ao bem das pessoas.

Por fim, quem se preocupa com a comunidade, com o bem comum, já está fazendo política. Ela é o instrumento para construirmos um mundo melhor para todos nós. Podemos fazê-la no Congresso Nacional ou até mesmo no barzinho da esquina, por exemplo.

Nunca se esqueça de que nós precisamos, acima de tudo, construir uma sociedade cada vez mais justa, solidária e fraterna. Precisamos fiscalizar o poder público, votar com atenção e parar de nos dedicarmos mais e mais a assuntos irrelevantes para o país.

Caro amigo, a novidade não é existir a corrupção. A novidade é que hoje temos meios para fiscalizar e punir quando ela acontecer. Esse é o nosso trabalho, o trabalho da nação brasileira. Realmente existem homens corruptos, maus políticos. Não há como impedir e eliminar completamente a corrupção, isso seria algo utópico, o que é preciso fazer é punir severamente quando ela ocorrer.

Cuidado com o que você fala, cuidado com o que você pensa! Vamos nos unir cada vez mais para melhorarmos o nosso país, o nosso mundo. Lembrando que o céu é o limite e que o importante é melhorarmos sempre, olhando para dentro de nós e fazendo uma mudança com o amor que tanto precisamos.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também