Buscar no site

Todo mundo gosta de uma boa história

Colunista - Fernando Nascimento

Fernando Nascimento

  • 26/07/22
  • 16:00
  • Atualizado há 87 semanas

Pense comigo:

Séries, filmes, novelas, músicas, desenhos animados, livros, peças teatrais, HQs, shows, videoclipes, documentários, entre outras… são coisas que fazem sucesso?

Sem sombra de dúvidas.

Porque contam histórias.

Elas inspiram e, muitas vezes, conduzem emoções. Histórias têm poder para mudar as vidas das pessoas. Expressões do passado, presente e futuro que lhes trazem significado e as faz sentirem-se melhores.

É possível enxergarmos aquilo que somos, ou temos vontade de ser (ou não ser), por causa de uma narrativa. Nos tornamos pessoas diferentes, com base nos exemplos que recebemos através de... histórias!

Quando temos contato com uma boa história, sempre queremos mais. Somos capazes de maratonar uma série da Netflix em um fim-de-semana, ler um bom livro em poucas horas, ou ouvir nossas músicas preferidas no modo repeat, simplesmente porque somos seres emocionais.

Contar histórias é uma arte que todos deveriam dominar.

Artistas, professores, pais, mães. São apenas alguns exemplos de pessoas que podem ter mais sucesso em suas "empreitadas", por dominarem a contação de histórias. Fiz questão de usar as aspas, para demonstrar que qualquer coisa pode ter sucesso com algo bom a se contar.

Divulgação - Fernando Nascimento - Foto: Divulgação
Fernando Nascimento - Foto: Divulgação

E, é claro, não podemos nos esquecer do bom e velho marketing. Certamente, uma das áreas que mais utilizam o Storytelling para falar com o público.

Uma narrativa bem feita cria conexões marcantes entre uma empresa e seu cliente.

Seth Godin, considerado o fundador do marketing moderno, disse certa vez: "Marketing não é mais sobre as coisas que você faz, mas sobre as histórias que você conta".

Não é à toa que grandes empresas do mundo investem em histórias bem elaboradas para se comunicarem. Aliás, o mesmo raciocínio pode ser aplicado para qualquer negócio.

Vivemos uma em uma época onde Stories (que coisa né?), Reels ou TikTok fazem muito sucesso e geram bastante engajamento. Nada mais são do que histórias, contadas e vistas por muitas pessoas.

Lembre-se disso para se comunicar com seu público: Todo mundo gosta de uma boa história.

Que tal começar a incluir histórias em seus textos?

Abração!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também