Buscar no site

Vem chegando o verão….

COLUNISTA - Magali Nascimento

Magali Nascimento

  • 24/10/22
  • 09:00
  • Atualizado há 78 semanas

Olá

Agora que o calor chegou definitivamente, seus pés ficarão bastante à mostra. Por isso, quero relembrar minha primeira coluna aqui no Assiscity. Afinal, não é tempo de ficar vergonha de mostrar os pés, não é mesmo?

NUNCA MAIS TENHA VERGONHA DE SEUS PÉS

Olá, me chamo Magali Nascimento, sou Podóloga há 10 anos e, a partir de hoje, sou a mais nova colunista do Assiscity. Por aqui, falaremos sobre cuidados com os pés, curiosidades, tratamentos, dicas, terapias e muito mais!

Quero começar lhe apresentando a Ana, personagem criada pela escritora Fernanda Young, e tema de um livro e de uma peça teatral.

Ana era uma jovem, estudante de Letras, um pouco solitária, e com um grande sonho de ser escritora. Utilizava seu dia-a-dia para criar histórias, ao mesmo tempo que tentava projetar sua vida de acordo com o que escrevia.

Algo um tanto particular, porém, tomava seus pensamentos, a constrangia e, até mesmo, atrapalhava sua criatividade: ela calçava 33, e tinha vergonha de seus pés.

Divulgação - Magali Nascimento, Podóloga - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Magali Nascimento, Podóloga - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Talvez você seja como a Ana, mesmo sem perceber. Sente receio, vergonha ou medo, de usar aquele calçado aberto e mostrar seus pés.

Costumamos não dar muita importância para o assunto. Por isso, confira algumas curiosidades e fatos sobre estes membros:

são a base do nosso corpo.

servem tanto para nos equilibrar, quanto para nos impulsionar, ao andarmos ou corrermos.

aliás, em uma corrida, eles poderiam suportar até 4 vezes nosso peso.

reúnem 25% do total dos ossos de nosso corpo; se um deles estiver desalinhado, alguma parte do corpo também estará.

contém um pouco mais de 7.000 terminações nervosas, e cada uma delas, é ligada a algum órgão do corpo

podem produzir, em um dia, suor suficiente para encher um copo de 200ml.

8 em cada 10 pessoas têm algum tipo de problema nos pés

20% da população mundial tem vergonha de seus pés.

Sapatos inadequados, ficar descalço em terrenos acidentados ou ambientes úmidos, longos períodos na mesma posição, corte errado das unhas, má higienização, pequenos ferimentos, entre outras coisas, podem ser a porta para doenças ou incômodos, além de causar muitas, muitas dores.

Calos, calosidades, coceiras, rachaduras nos calcanhares, joanetes, infecções, unhas amareladas, unhas encravadas, tungapenetrans (bicho-de-pé), micoses, frieiras, bromidrose (chulé), são alguns dos problemas que os pés podem apresentar.

Não podemos nos esquecer de complicações maiores, que podem ocorrer em pessoas com diabetes..

A verdade é que um profissional da Podologia vai cuidar da saúde de seus pés, com prevenção, ou tratamentos específicos e personalizados.

Aliás, a Podologia, do grego: Poua, podoa (pé) + logos (tratado), é uma ciência, parte da Ortopedia e da Biomedicina, que cuida da morfologia e fisiologia dos pés (segundo definição do Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis). Para exercer a profissão, é necessária certificação de nível médio ou superior.

A Podologia também é assunto de saúde pública; recentemente, foi aprovado pela Câmara Municipal, o PL 20/2022, que criou o Programa Municipal da Saúde dos Pés de Assis. Em breve, toda a população terá acesso a tratamentos podológicos na Rede Pública Municipal.

Cuidar de seus pés vai além da estética… Podologia é cuidar de você!

É para homens e mulheres de qualquer idade, para bebês, crianças ou idosos. Para trabalhadores, atletas profissionais ou amadores. Para quem gosta de dançar. É para todos.

E é menos dolorido do que possam ter lhe falado.

Procure sempre uma Podóloga especializada.

Ela não vai resolver um problema como o da Ana mas, os demais cuidados com seus pés, sempre estarão garantidos.

E aproveite este espaço para tirar dúvidas sobre os pés. Terei a maior satisfação em responder seus comentários! Mas, é claro, tenha respeito, afinal, tudo aqui foi criado,com muito carinho, pensando em você.

Um abraço, e até à próxima coluna.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também