Buscar no site

4 passos para você começar a monetizar edições de vídeos online

  • 15/12/21
  • 08:00
  • Atualizado há 122 semanas

O mercado de trabalho mudou. Não apenas devido aos reflexos da pandemia e o isolamento social que obrigou as empresas a se adaptarem a essa nova realidade, mas também à alta demanda de serviços para comercialização de produtos online.

No Brasil, por exemplo, os dados apontam a existência de um um imenso consumo de materiais audiovisuais nas redes. Segundo um estudo feito pelo Ibope ainda em 2021, 72% da nossa população acessa esse tipo de conteúdo pelo menos uma vez ao dia.

Este estudo revela não apenas um padrão de preferência, como também abre um olhar empreendedor para o mercado de mídia e entretenimento. De acordo com a avaliação da PwC este setor pode faturar em média de 43,7 bilhões de dólares no Brasil.

Analisando esse crescimento no audiovisual é importante avaliar a necessidade de profissionais especializados. Dentre eles, presente em qualquer produção de conteúdo é o editor de vídeos.

Seja para plataformas online ou televisivas, a edição do material é necessária para que seja publicado devidamente. Se você tem facilidade com o tema e pensa em transformar o hobby em algo rentável, esse guia rápido com 5 passos para monetizar edições de vídeo online pode servir para você:

1. Estude

Assim como outras profissões, quanto mais você se aprofundar no tema, melhor profissional será. Você não gostaria de operar um órgão com um cirurgião que não pratica, correto? O mesmo acontece com quem contrata o seu serviço.

Mesmo que você seja amador, que edite vídeos por diversão esporadicamente ou alguém que já faça alguns freelas, é indispensável que se mantenha atualizado sobre as tendências do mercado, novas ferramentas disponíveis e formas inovadoras de criar o seu material, seja uma transição imperceptível, uma forma de melhorar o áudio ou até sincronização de legendas. Os detalhes são vitais para apresentar ao seu cliente uma opção relevante de edição de vídeo.

2. Busque trabalho

Atualmente existem infinitas plataformas com o intuito de conectar pessoas que prestam serviços e clientes que necessitam de tal. Entre em grupos de Facebook específicos para trabalhos de edição, sites de freelancers, busque em sites de busca…

Por ser um trabalho que exige habilidades técnicas e muita disciplina, diversas pessoas buscam bons editores para realizarem trabalhos pontuais. Outra forma, é apresentar o seu trabalho diretamente para pessoas que você considera que poderia contribuir, como lojas locais nas redes sociais.

Crie uma apresentação da sua proposta e prospecte sempre que possível. Essa atitude pode te ajudar a conseguir desde um freela novo, a quem sabe, uma posição fixa em uma produtora.

3. Tenha um nicho

A dica aqui é não oferecer todo o tipo de serviço possível, nesse primeiro momento. Tente se especializar em um tipo de conteúdo, como edição específica para vlogs no Youtube ou criação de video promocional para redes sociais, por exemplo.

Focar em um único nicho pode aumentar as suas oportunidades de se tornar referência para determinados públicos e ser solicitado para edições segmentadas. Claro que essa situação pode mudar aos poucos, enquanto ganha mais autoridade e conhecimento, mas tente se tornar mestre em um antes de oferecer todos.

4. Exponha suas habilidades

Apesar de estar construindo a sua carreira sozinho, contar com o engajamento de familiares, amigos e um público pode te auxiliar nesse processo rumo aos trabalhos remunerados como editor. Exponha o seu trabalho nas redes sociais, crie portfólios compartilháveis, faça com que todos que te conheçam saibam que você é editor de vídeos.

Simultaneamente, busque fazer parcerias com fotógrafos e produtoras como forma de troca de divulgação e eventuais trabalhos no futuro, pois não apenas já estão inseridos no mesmo mercado, como podem atrair clientes juntos, pois quem contrata um desses trabalhos, geralmente também necessita do outro.

Fique atento às oportunidades. Invista tempo para desenvolver ainda mais a sua habilidade e busque meios de se destacar nesse mercado em ascensão e pronto para receber os melhores editores!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais