07 de Dezembro de 2022
20º/30º
Entretenimento - Comportamento

5 motivos para usar uma VPN no celular

Atualmente, mais da metade da população mundial usa celulares smartphones com acesso à internet, número esse que equivale aproximadamente a 3,9 bilhões de pessoas. Todos os dias, há, através desse meio, uma grande massa de fluxo de dados e troca informações pessoais, que acabam tornando os usuários vulneráveis e atrativos para serem alvos de ataques cibernéticos por hackers. E é por essa razão que muitas pessoas passaram a usar uma VPN no celular.
O uso desse serviço de VPN (Virtual Private Network) se tornou muito popular em celulares nos últimos anos. Uma Rede Virtual Privada, que é tradução para o português de Virtual Private Network, possibilita que os usuários estejam seguros através da sua função de ocultação de dados.

https://unsplash.com/photos/G43Bnq-NLH4


Entenda o que é, e como uma VPN funciona

Quando uma pessoa se conecta à internet, ela pode ser identificada através do seu número de IP. Isso quer dizer que em uma conexão comum não há segurança quanto à garantia de privacidade durante uso de rede. A função desse software é de modo geral solucionar esse problema. Ela é responsável por esconder essa identificação, tornando-a uma navegação sigilosa.

Uma outra forma mais fácil de entender como é o funcionamento, é que os serviços de VPN fazem uma simulação de um local onde seu dispositivo está conectado, sem que ele esteja lá. Por exemplo, uma pessoa pode acessar a um site como se estivesse nos EUA sem que esteja lá. Assim, se torna impossível o IP de um usuário ser localizado.

Dessa forma, o uso de uma VPN está ligado à privacidade. Mas não é somente isso que faz com que ela seja frequentemente usada nos dispositivos móveis. A seguir traremos 5 motivos para se usar uma VPN no celular.

1. Segurança em redes públicas
Hoje em dia é comum o uso de Wi-Fi em estabelecimentos públicos como shoppings, praças, restaurantes entre outros. Mas, o uso dessas redes públicas pode trazer um alto risco à segurança. Elas podem ser facilmente acessadas por criminosos que roubam dados pessoais, senhas ou até mesmo acesso a gerenciador financeiro de bancos.

Assim, quando se utiliza os softwares de VPN o tráfego passa a ser criptografado, gerando um embaralhamento de dados. Nesse caso, quando os dados trafegam até o destino final a identidade do emissor será de um servidor remoto e não do usuário.
Esse serviço não se limita apenas à redes públicas, mas, pode trazer segurança em redes domésticas onde há também grandes riscos à privacidade.

2. Problemas de Geolocalização
Permite com que pessoas acessem serviços limitados em locais específicos. É comum serviços como como jogos, ou streamings estarem disponíveis apenas em determinadas regiões ou países, impedindo o uso de usuários em locais não disponíveis. Um lançamento de um jogo por exemplo, pode acontecer nos Estados Unidos, mas ainda não está disponível para quem está na Argentina. O uso do software possibilita que esse usuário acesse de um servidor de VPN localizado nos EUA e tenha acesso ao serviço mesmo estando em outro país.

O serviço de streaming Netflix, é outro exemplo que se encaixa nesse benefício. Em alguns países o catálogo de filmes e séries sofre alterações, devido a questões de direito em suas exibições. A solução é o mesmo caso do exemplo acima.

Em 2015 o mais famoso app de mensagens do mundo ficou sem funcionar no Brasil por uma ordem judicial, mas quem usava uma VPN não sofreu com a instabilidade, bastou apenas o uso de um servidor em um outro pais, e o app funcionava normalmente.
Esses serviços estão disponíveis praticamente em quase todo o mundo. A NordVPN, por exemplo, tem mais de 5.300 servidores, localizados em 60 países.

Acesse agora e aproveite o desconto de 78% na promoção de aniversário da NordVPN!

3. Segurança na transferência de dados
Os smartphones auxiliam em várias atividades do dia-dia, através dos seus mais diversos aplicativos. No trabalho também se torna uma ferramenta essencial, principalmente para quem trabalha de forma remota, que tem a necessidade de sempre estar enviando e recebendo arquivos. Mas para isso é necessária uma conexão, que tenha uma garantia de que essas transferências de dados sejam seguras.
Através do uso dos métodos de criptografia, os softwares de VPN se conectam aos servidores privados para reduzirem o risco de vazamentos durante a transmissão dos dados.

É uma prática comum utilizadas pelas empresas visando uma maior segurança nos bancos de informações compartilhadas e também ao que diz respeito a garantia de segurança a funcionários.

4. Rapidez na conexão
Apesar de muita gente achar que o uso de VPN não altera a velocidade de conexão é possível afirmar que sim, e de forma comprovada que isso pode acontecer. É muito comum provedores e operadoras de internet fazerem controles de velocidade. Uma VPN pode facilmente pular essa limitação, fazendo com que a velocidade seja a maior possível.

A NordVPN, que está completando 10 anos de mercado em 2022, tem surpreendido os usuários com o Nordlynx que é o mais novo protocolo baseado em WireGuard, que atesta ser o mais rápido que qualquer outro protocolo da sua categoria. Afirmação essa comprovada pela companhia alemã AV-TEST, que é um instituto de segurança de TI Independente em comparação com as principais VPNs do setor.

5. Segurança em compras online
Desde o início da pandemia as compras online cresceram consideravelmente. Até o final de 2021, para se ter uma ideia 74% dos consumidores brasileiros preferiam fazer compras pela internet. Mas às vezes essas práticas podem se tornar perigosas quando não se toma os devidos cuidados. São esses os pontos de maiores práticas de golpes e vazamentos de informações pessoais dentro do universo online. Isso acontece principalmente pelo excesso de confiança das pessoas ao fornecer dados de cartões de créditos ou de contas bancárias na realização de suas compras.
A tecnologia de encriptação de dados pelo uso de uma VPN pode tornar as compras mais seguras e evitam que os dados sejam expostos a pessoas mal intencionadas.

De modo geral, os serviços de VPN trazem grande segurança e praticidade no vasto ambiente online. Mas, é importante lembrar que apesar da criptografia proteger os seus dados, eles são canalizados pelos servidores. Portando é necessário ter em mente sempre usar um serviço de VPN confiável, afim de não ter problemas com sua privacidade.

E aí, já se convenceu da importância de usar uma VPN no celular? Você já está usando uma VPN?! Legal! Então conte para nós qual a VPN que você está usando e como está sendo a sua experiência com ela.

Clique aqui pra contratar a NordVPN com 78% de desconto e ainda ganhe um presente!
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM