Buscar no site

7 formas de construir memórias afetivas com seu filho

Criar vínculos duradouros pode ser mais fácil do que imagina e é essencial para o desenvolvimento infantil

  • 10/09/24
  • 10:00
  • Atualizado há 3 semanas

Do cheirinho de café recém passado ao cafuné da mamãe antes de dormir. Experiências positivas e ricas em afeto na infância marcam a vida para sempre e são capazes de despertar emoções boas quando se entra em contato com um toque, cheiro, sabor ou com algum tipo de brincadeira.

Brincar com seu filho é o momento ideal para trocar carinho, aprender e construir essas memórias. Para facilitar na hora da diversão, separamos sete atividades acessíveis presentes no livro O guia Montessori para crianças de 3 a 6 anos, escrito pela especialista em pedagogia Montessori, Maria Stampfer.

Visita ao museu: a partir dos três anos, leve a criança a programas culturais para explorar novos mundos. Espaços interativos, onde ela pode participar ativamente, são ideais. A experiência desperta a curiosidade sobre a natureza, biologia, física e tecnologia de maneira lúdica e educativa.

Lavar objetos: a maioria das crianças adora brincar com água. Convide-a para limpar algo ao ar livre, como a bicicleta ou patinete. Essa atividade, além de divertida, promove um senso de realização e autoconfiança, especialmente ao ver o resultado do esforço.

Espremer laranjas: é uma atividade simples e satisfatória, que exige precisão e coordenação. Além disso, o resultado é uma recompensa deliciosa, fortalecendo a conexão entre esforço e resultado.

Recorte de folhas: durante um passeio, colete-as com a criança. De volta para casa, ofereça uma tesoura infantil e incentive ela a recortar o material encontrado de forma criativa. Esse exercício não apenas desenvolve habilidades motoras, mas também pode se transformar em projetos artesanais divertidos.

Fazer pulseiras trançadas: ensine a criança a trançar lã e criar pulseiras coloridas. A atividade manual requer paciência e coordenação, e o resultado pode ser um presente significativo que ela pode dar a alguém especial.

Cuidar de plantas: ter uma planta no quarto da criança é uma excelente maneira de ensiná-la sobre responsabilidade e cuidado com o meio ambiente. Motive o pequeno a regar a planta e participar do replantio, se necessário, criando um ambiente harmonioso e educativo.

Yoga Infantil: a prática de yoga pode começar aos quatro anos. Exercícios simples ajudam a criança a desenvolver consciência corporal, concentração e reduzir a agitação, o que promove a sensação de calma e bem-estar.

Receba nossas notícias em primeira mão!