07 de Dezembro de 2022
20º/30º
Entretenimento - Comportamento

Bênção da família: você mesmo(a) pode fazer diariamente

por: Marzena Devoud

Alguns podem se surpreender. Nem todas as bênçãos são reservadas aos sacerdotes ou religiosos? Na verdade não: a Igreja oferece muitas bênçãos para os leigos, inclusive a bênção da família.

Essas bênçãos devem ser feitas em diferentes circunstâncias ou fases da vida. Isso é lembrado no livro God Blesses Us, Blessings of the Church for the Use of the Laity. A obra salienta que, por causa do batismo, cada cristão pode ser ele próprio "vetor das bênçãos de Deus".

A bênção da família
Entre essas bênçãos, a primeira (também em importância) oferecida pela Igreja diz respeito às pessoas, principalmente à família. Considerada como uma "Igreja doméstica", a família é testemunha privilegiada do amor de Cristo. A bênção da família é, então, um gesto de amor e cooperação com Deus.

Portanto, descubra o seu poder e todos os seus benefícios!

1 SIGNIFICADO
"Abençoar" significa "falar bem" ( bene et dicere em latim) de Deus. A bênção é, portanto, o ato de trazer Deus para a vida de alguém. Abençoar sua família é colocar o Senhor no centro de sua vida diária. Marcada por momentos de alegria, tristeza ou provações, a família será confiada a Deus por meio da bênção.

2 MOTIVO
Abençoar a família é aumentar a fé entre seus membros e torná-los uma bênção uns para os outros. "Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos" (Salmos 132,1).

3 EM QUE CONSISTE
A bênção da família pode ser recitada pelo pai ou pela mãe, especialmente no final de um momento de oração juntos. Pode começar com a leitura da palavra de Deus, por exemplo 1 Cor 12, 12-14: "Somos um só corpo…" ou Ef 4, 1-6: "Reunidos em paz…". Depois, vem uma oração comum. Para que todos compreendam o significado da bênção, o leigo que a conduz pode completar a leitura bíblica com seu próprio comentário e sugerir a oração comum mais adequada às circunstâncias. Após a leitura, ele também pode convidar todos os membros da família a cantar um salmo apropriado.

4 O TEXTO DA BÊNÇÃO
Aqui está o texto da oração de bênção a ser lida pelo pai ou mãe:

"Nós te bendizemos, Deus nosso Pai, porque quiseste que o teu Filho vivesse numa família humana, partilhando as suas alegrias e tristezas. Oramos por nossa família: mantém-na sob tua proteção, fortalece-a com a tua graça, torna-a pacífica e feliz. Ajuda toda a nossa família a ajudar uns aos outros nas provações e sofrimentos. Faz com que vivamos em harmonia e amor, seguindo o exemplo de teu Filho, Aquele que reina contigo para todo o sempre. Amém."

No fim da bênção, a família reunida pode ser aspergida com água benta.
https://pt.aleteia.org/
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM