07 de Dezembro de 2022
20º/30º
Entretenimento - Comportamento

Como pedir o estorno do pagamento com cartão de crédito? Entenda

Confira quando é permitido e como fazer o estorno do pagamento de qualquer valor pelo cartão de crédito.

O cartão de crédito tornou-se uma ferramenta corrente e comum para efetuar os mais diversos tipos de pagamentos. Não importa o lugar, pode ser no posto de combustíveis ou em qualquer comércio - digital ou físico, o dispositivo sempre acompanha os consumidores. Por isso, é comum que algo aconteça e seja necessário pedir o estorno do pagamento.

Foto de Marcello Casal Jr./Agência Brasil


O que é e como funciona o estorno do pagamento no cartão
De um modo bem simples, o estorno do pagamento é sinônimo da devolução de dinheiro. "Em resumo, ele é o mecanismo através do qual um pagamento é cancelado e o dinheiro retorna para o seu limite original. Esse procedimento pode ser feito para compras online ou em lojas físicas, por meio da maquininha de cartão", afirma o portal de notícias Empréstimo e Crédito.

Caso algo tenha saído fora do planejado, você deverá pedir o estorno do pagamento. Isso pode ocorrer em contato direto com a loja ou com a operadora do cartão de crédito. Todos os consumidores podem solicitar a transação, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Contudo, é importante que você saiba que o dinheiro pode demorar um pouco para voltar à sua conta. O estorno do pagamento com cartão de crédito é retornado em forma de saldo no limite. Outros tipos de operações podem aumentar o saldo na conta, repondo o que foi gasto de forma equivocada.

Quem pode solicitar a devolução do dinheiro gasto no cartão?

Nem sempre o estorno do pagamento é feito apenas quando existe algum erro na operação. Muitas vezes ele funciona como uma espécie de garantia. A lei que ampara os consumidores brasileiros determina as normas para que isso aconteça. Confira algumas das principais condições, conforme o portal avaliou:

1 - Garantia do produto
O tempo de 7 dias não é o único que garante a devolução do dinheiro caso não goste do produto ou se ele apresentar algum defeito. Existe também a garantia do fabricante que pode resultar em estorno do pagamento realizado.

2 - Seguro "arrependimento"
Por fim, há também o seguro "arrependimento", como mencionado anteriormente, é aquele que pode ser feito dentro do prazo de uma semana após a compra do produto.

Todos os consumidores têm 7 dias para testar a mercadoria e pedir o reembolso se for necessário. Nenhuma loja ou comerciante pode se opor a essa regra. Sendo assim, é sempre importante ter noção de seus direitos nas relações comerciais mais diversas.

Leia mais: Golpistas hackeam rede social e conta bancária assisense e fazem vítimas com o pedido de PIX
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM