Buscar no site

Erros que podem condenar o seu Currículo Vitae

Redação Ariadna Ferreira

  • 16/11/21
  • 08:00
  • Atualizado há 127 semanas

Os estudantes de graduação enfrentam, além da dificuldade no curso, a incerteza sobre o futuro. Muitas vezes para entrar em um emprego, logo após a formação, é preciso um bom currículo, que se destaque dos demais. Por isso, preparamos um artigo com algumas dicas para você conhecer e evitar os erros que podem condenar o seu Curriculum vitae. Vamos então a eles...

1- Confundir objetivo profissional com apresentação

O objetivo profissional é uma parte extremamente importante e deve sempre estar presente no currículo. No entanto, ela deve ser realmente escrita como um objetivo profissional e não como uma apresentação sua, o que normalmente acontece com alguns exemplos.

Essa parte deve ser breve e suscinta e descrever, sem dúvidas qual o objetivo profissional, como por exemplo: Analista Financeiro Pleno. Evite prolongar demais e escrever além do necessário, como nesse exemplo errado: Estou à disposição da empresa para trabalhar na área financeira, possuo habilidades na área, sou proativa e competente.

2- Erros de gramática e digitação

Pode parecer bobeira, mas os erros são passíveis de acontecer, afinal quando estamos digitando rapidamente as palavras podem sair erradas. Esse é um grande erro no currículo pois desqualifica de cara o candidato, afinal é difícil um curriculum com vários erros de português passar a frente de um bem escrito. Além disso, mostra ao recrutador o pouco cuidado e zelo do candidato. Então atente-se a esse fato e revise o documento, peça alguém de fora para reler com mais cuidado pois com as vistas 'viciadas' você pode acabar deixando passar algum errinho.

3- Mentir sobre suas experiências ou habilidades

Esse é, sem dúvidas, o maior e pior erro que você pode cometer na hora de criar o seu currículo vitae. A mentira pode até passar despercebida na fase de análise curricular, no entanto em fases mais avançadas, como a entrevista, algumas dinâmicas ou testes, você será descoberto e as consequências podem ser graves.

Então, se não tem experiência em uma área não coloque no currículo que tem, se não domina um idioma não diga que domina, seja sincero sempre e evite as mentiras.

4- Colocar foto quando não solicitado

De maneira geral não é preciso colocar foto no currículo, a não ser que a empresa peça foto ou portfólio do candidato. Então se atente a esse fato e não coloque foto caso a empresa não peça, pois esse também é um erro que pode condenar o seu currículo. Isso porque o recrutador vai notar que você não se atentou a descrição da vaga e as exigências pedidas. Por isso, quando não for pedido foto não coloque e evite esse erro.

5- Ausência ou excesso de dados

Outro grande erro dos candidatos é exagerar nos dados. Muitas vezes é possível encontrar currículo que conta quase a vida toda da pessoa. Lembre-se, algumas informações não são relevantes para o recrutador.

Em contrapartida, outros casos acontece o contrário, currículos com poucas informações também são problemáticos pois não dão ao recrutador os dados que ele precisa. Alguns candidatos se esquecem, inclusive, de colocar dados de contato e, por isso, dificultam a contratação, já que não há forma de entrar contato.

Evite esses erros, concentre-se nas informações necessárias, e não se esqueça dos dados de contato nunca.

Receba nossas notícias em primeira mão!