Buscar no site

Estou grávida e sinto dores na relação sexual: o que pode ser?

Professor explica os principais motivos que podem causar desconfortos durante a gravidez

Divulgação

  • 14/10/22
  • 18:00
  • Atualizado há 78 semanas

Recentemente a atriz e influenciadora digital Viih Tube, declarou que descobriu sua gravidez ao sentir dores durante a relação sexual, algo que acontece com diversas mulheres e pessoas com vagina no mundo todo. Mas por que este incômodo é presente na gestação?

De acordo com o ginecologista e professor do curso de Medicina da Universidade de Franca - UNIFRAN, Caio Cezar Peixe, existem diversos fatores relacionados a dor durante o sexo, como a endometriose, presença de infecções, lubrificação vaginal inadequada, hipoestrogenismo, dentre outros.

Apesar dos diversos fatores, o docente comenta que muitas dessas pessoas, devido informações equivocadas, acabam tendo medo ou receio de que a relação sexual seja prejudicial ao feto, mas tirando algumas situações especiais como ameaça de aborto ou parto prematuro, a gestação no primeiro trimestre não está necessariamente associada com o desconforto no ato.

"Em geral, no primeiro trimestre, com o útero ainda em tamanho pequeno, não existe diferenças significativas entre gestantes e não gestantes. Contudo, com o desenvolvimento da gestação, não existindo nenhuma situação secundária associada, o crescimento do feto dificulta a realização de certas posições, sendo algumas de melhor escolha dependendo dos meses de gestação", afirma.

Independentemente de estarem grávidas ou não, elas devem buscar ajuda caso sintam incômodos na hora da relação sexual, visto que diversos são os problemas que podem afetar a saúde da mulher, conforme mencionado acima pelo professor da UNIFRAN.

O sexo exige muitos cuidados e se as dores persistirem, deve-se procurar um ginecologista o mais rápido possível. Para pessoas com aparelho reprodutivo masculino, o mais indicado é um médico urologista.

Por fim, Cezar Peixoto esclarece que o ato sexual durante a gestação é de extrema importância para o vínculo afetivo do casal e em condições normais, não apresenta contraindicações absolutas para sua realização.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais