Buscar no site

Horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (26)

São 50 minutos em rede de segunda a sábado e 70 em inserções diárias

Divulgação

  • 25/08/22
  • 08:00
  • Atualizado há 83 semanas

Nesta sexta-feira (26), começa o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV para o 1º turno das Eleições 2022. Até 29 de setembro, às segundas, quartas e sextas-feiras, serão exibidos os programas de candidatos a senador, deputado estadual e governador, enquanto terças, quintas e sábados são os dias da propaganda para presidente e deputado federal. O horário gratuito terá 50 minutos em rede de rádio e de TV, divididos em dois blocos de 25 cada. Além disso, haverá 70 minutos de propaganda eleitoral gratuita em inserções de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5h e 24h.

O maior tempo para a eleição de governador no estado de São Paulo, tanto em rede como em inserções, ficou com a coligação São Paulo pra Frente, seguida pela São Paulo Pode Mais e Juntos por São Paulo. A distribuição leva em conta o número de deputados federais eleitos pelas agremiações em 2018 e a cláusula de barreira, alcançada por 5 dos 10 concorrentes. No caso de coligação para a eleição majoritária, é considerado o resultado da soma do número de representantes das seis maiores legendas que a integram.

Tempo diário e quantidade de inserções para o cargo de governador:

1. São Paulo pra Frente (Federação PSDB Cidadania, AVANTE, MDB, PATRIOTA, UNIÃO, PODE, PP e SOLIDARIEDADE): 4 minutos e 17 segundos/ 421 inserções

2. São Paulo Pode Mais (REPUBLICANOS, PL, PSD, PTB, PSC, PMN): 2 minutos e 19 segundos/ 228 inserções

3. Juntos por São Paulo (Federação Brasil da Esperança FE BRASIL - PT, PC do B e PV; Federação PSOL REDE; e AGIR): 2 minutos e 18 segundos/ 226 inserções

4. Partido Democrático Trabalhista (PDT): 43 segundos/ 70 inserções

5. Partido Novo (NOVO): 20 segundos/ 35 inserções

O NOVO será o primeiro partido a se apresentar no espaço reservado à disputa ao governo estadual na televisão, e a coligação Juntos por São Paulo inaugura o dos candidatos a senador. No horário destinado aos presidenciáveis, a primeira agremiação a apresentar seu candidato será o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Receba nossas notícias em primeira mão!