Buscar no site

Insônia. Quatro hábitos que vão te fazer dormir como um bebê

Seja qual for a causa da sua falta de sono, esses truques podem ser úteis naqueles dias em que você está revirando na cama

Metrópoles

  • 05/12/16
  • 20:00
  • Atualizado há 384 semanas

Falta de sono é um problema para 40% da população brasileira, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em tempos de smartphone então, nem se fala. Basta uma notificação no WhatsApp para que a curiosidade seja despertada e passemos parte do tempo respondendo mensagens quando já deveríamos estar dormindo.

Seja qual for a causa da sua insônia pesquisadores acreditam que o necessário é ter de sete a nove horas de sono por noite para se manter saudável. Sem descanso estamos mais suscetíveis a doenças cardíacas, obesidade, problemas no sistema imunológico e até mesmo depressão.

Pensando nisso, que tal dormir melhor e, consequentemente, melhorar a saúde?

Get Up, Stand Up

Levantar da cama todos os dias no mesmo horário é a chave para combater a insônia, diz a psicóloga Danielle Keenan-Miller, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Para ela, cochilar ou dormir muito tarde pode atrapalhar seu ritmo biológico e contribuir para uma insônia de longa duração.

O corpo naturalmente é regulado quando o sono é perdido e sabe como dar a volta por cima"

Danielle Keenan-Miller

Deixar a luz solar entrar pode ajudar a acordar mais cedo e, consequentemente, ir para a cama na hora certa.

Cuide da sua alimentação

Aumentar os níveis de melatonina na alimentação durante o dia pode ajudar a regular os padrões de sono. "As amêndoas são uma rica fonte de magnésio, um mineral que é necessário para um bom sono", explica o nutricionista Frances Largeman-Roth.

Arroz preto, gergelim e sementes de abóbora também são boas fontes dessa substância. E, como está chegando a época de Natal, o peru pode ser um bom aliado do sono, porque contém triptofano, que regula a qualidade e o ritmo do sono. Sirva-o acompanhado de carboidratos e induza o sono bem mais rápido.

Alimentos ricos em cafeína, obviamente, não vão trazer benefícios. Surpreendentemente, o álcool também não ajuda. Keenan-Miller diz que um bom drink pode até dar aquela vontade de dormir, inicialmente, mas na realidade perturba a arquitetura do sono e pode te acordar no meio da noite.

Se exercite, mas sem exagero

Estudos têm mostrado que exercícios leves, como a caminhada, são antidepressivos, limpam a mente e ajudam a trazer um sono reparador. Relaxar algumas horas antes de dormir e evitar fatores estressantes do dia a dia - como pagar contas ou verificar e-mails — são outras dicas que ajudam na hora de dormir.

Ao invés disso, opte por ler um livro ou acariciar seu bichinho de estimação. Largeman-Roth também recomenda um bom chá de camomila antes de colocar o pijama e técnicas de respiração profunda.

Saiba desistir

Se você está revirando na cama durante horas e o sono não vem, levante-se. Keenan-Miller recomenda ir para uma parte diferente da casa e fazer algo não muito interessante com pouca luz, como ler um catálogo, para passar o tempo até o sono chegar.

"Não fique na cama. A cama é para dormir, fazer sexo e nada mais". A profissional até desencoraja curtir aquelas manhãs preguiçosas na cama porque isso diminui a associação mental que existe entre colchão e dormir.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias