Buscar no site

Médico de Claudia Raia alerta para a importância do cuidado integral à saúde em gestações tardias

Divulgação

  • 17/10/22
  • 21:00
  • Atualizado há 78 semanas

Gravidez natural em mulheres com mais de 50 anos, como a atriz Claudia Raia, é extremamente raro. O acompanhamento periódico de um programa de planejamento alimentar, regulação do sono e atividades físicas personalizada, desenhado pelo Dr. Portela, nutrólogo e cardiologista da Human Clinic, contribuiu para que a atriz estivesse com o organismo preparado para essa jornada da gestação

Muitas mulheres estão planejando ter filhos mais tarde e os motivos são diversos. Podem estar ligados à questão da carreira profissional, à busca por realizar um sonho ou ter estabilidade financeira, ou ainda por querer um relacionamento mais maduro com um parceiro ou parceira, ou até mesmo por querer aproveitar a vida durante um período mais extenso como mulher e não como mãe. Adiciona-se à essa decisão a própria segurança e conhecimento que a medicina atual oferece a elas, para que possam programar suas decisões com mais confiança.

Um dos dados que mais comprova esse adiamento vem do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos do Ministério da Saúde. Na última década, o número de mulheres que engravidaram após os 35 anos cresceu 84% no Brasil.

Um fator preponderante para quem quer engravidar, independentemente da idade, é o acompanhamento de saúde com uma visão global do paciente na gestação. "Entender como funciona o corpo do paciente e regular fatores, como deficiências e carências nutricionais, são fundamentais para a saúde da mãe e do filho, e a nutrologia auxilia no tratamento e acompanhamento desses distúrbios", enfatiza o Dr. Carlos Portela, nutrólogo e cardiologista, diretor do Núcleo de Nutrologia da Human Clinic.

As mulheres já nascem com o seu "estoque de óvulos" para toda a vida fértil e esse número vai diminuindo com o passar do tempo e o avançar da idade.

Mulheres com menos de 30 anos têm uma chance de gestação, ao mês, de aproximadamente 25%. Entre 36 e 37 anos, essa janela cai para cerca de 15%. Entre 38 e 40 anos, a taxa vai para 10% e, entre 41 e 42 anos, chega a somente a 5%. Para mulheres acima dos 50 anos, estatisticamente, a chance de engravidar se aproxima de 0%. É importante saber que os riscos à saúde, tanto da mulher quanto do bebê, aumentam conforme a idade.

É praticamente uma unanimidade entre os médicos a afirmação de que casos de fertilidade naturais para mulheres acima de 55 anos de idade são "extremamente raros". Entretanto, temos um exemplo, como a Claudia Raia, que conseguiu essa façanha estando na menopausa, fase que marca o fim da idade reprodutiva da mulher.

A atriz Cláudia Raia surpreendeu a todos com a notícia da gravidez. O que mais chamou a atenção, segundo ela mesmo contou ao programa Fantástico (TV Globo), é que ela congelou os ovos aos 48 anos, fez uma preparação para receber o embrião, mas eles não se formaram. Posteriormente, ela seguiu a vida com uma rotina normal. Já na menopausa, não acreditava na possibilidade de uma gravidez, mas inesperadamente ela ovulou e a fecundação aconteceu, gerando um embrião viável. E a atriz se descobriu grávida, pela terceira vez, aos 55 anos.

Para se ter ideia da excepcionalidade do fato, segundo dados de 2020 do IBGE, apenas 1.001 mulheres foram mães com mais de 50 anos no país.

Evidentemente, a atriz Claudia Raia é uma pessoa fora da curva. Desde muito jovem já fazia dança e sempre cuidou da alimentação e praticou exercícios físicos. Sempre foi fascinada por saúde e, com o auxílio do Dr. Carlos Portela, começou a trabalhar e regular vários fatores relacionados à performance e à longevidade.

Em relação à gestação, independentemente da idade em que aconteça, é um quadro que requer cuidados. A fisiologia da mulher tende a sofrer variações e é preciso ficar sempre atento. "No caso da Claudia, foi elaborado um planejamento individualizado com mais organização e cuidado na suplementação, planejamento alimentar e na dose certa do exercício físico. Elaboramos uma programação de análises que é feita de forma periódica, e que conseguimos monitorar vários dados da saúde dela no dia a dia', conta o médico.

Tanto a atriz quanto seu marido, o ator e dançarino Jarbas Homem de Mello, sempre se cuidaram muito bem. Como eles mesmos costumam reforçar, a vida nos palcos sempre exigiu muito preparo físico dos dois.

No que se refere ao condicionamento dado pelo Dr. Portela, ele mesmo descreve: "O que buscamos fazer ao longo desses anos é realinhar alguns pilares da saúde que, com o tempo e a rotina moderna, acabam prejudicando o funcionamento dessa máquina chamada corpo humano. Periodicamente fazemos análises para ajustar o metabolismo, corrigir deficiências nutricionais, quedas hormonais e vitamínicas", detalha o nutrólogo, que também é médico do esporte.

Os ajustes da saúde intestinal e a melhora da qualidade do sono também foram uma das maiores mudanças e conquistas obtidas pela Claudia e o marido nos últimos tempos. "Parece algo simples, mas grande parte das pessoas atualmente têm disfunções intestinais e do sono e isso impacta diretamente em aspectos da saúde, performance e longevidade", pontua o especialista.

Ainda segundo o nutrólogo, a análise do fator idade é sem dúvida importante para se entender a individualidade biológica de cada paciente. "Os avanços das tecnologias na ciência nos permitem dados cada vez mais precisos em relação ao que carregamos de genética e, mesmo diante de tudo isso, está mais do que provado que qualidade de saúde e mudanças do estilo de vida são fatores determinantes para qualquer processo de melhora na saúde. Por isso, sempre preconizo que quanto mais cedo você cuidar, mais longe você chegará", finaliza o Dr. Portela.

Receba nossas notícias em primeira mão!