19 de Janeiro de 2022
20º/30º
Entretenimento - Comportamento

Sabe identificar notícias falsas? Aprenda agora em 7 dicas!

Aprenda a identificar "Fake News"

As chamadas fake news, ou notícias falsas, referem-se a informações falsas ou enganosas que se mascaram como notícias legítimas. Geralmente, as notícias falsas enquadram-se em duas categorias:

1. Histórias deliberadamente inexatas - quem as publica sabe que são falsas mas publica-as de qualquer forma. Isto pode ser para manipular a opinião pública ou conduzir o tráfego para um website específico.

2. Histórias que contêm elementos de verdade, mas que são amplamente imprecisas - isto pode ser porque o escritor não verificou todos os seus factos ou exagerou em certos aspetos para enfatizar um ponto em particular.

Como Identificar uma Notícia Falsa? [ 7 Dicas>

A pergunta é geral, sabe como evitar ser enganado e identificar notícias falsas no Facebook e noutras plataformas de notícias? Ou como evitar a partilha acidental de desinformação online? O Assiscity apresenta-lhe algumas informações sobre as fake news no facebook. Aqui estão sete dicas para identificar informações falsas e reconhecer sites de notícias falsas:

1. Verifique se a Fonte é confiável
Verifique o endereço web para a página que está a ver. Por vezes, os sites de notícias falsas podem ter erros ortográficos no URL ou utilizar extensões de domínio menos convencionais. Se não estiver familiarizado com o site, procure saber mais na área "Sobre Nós".

2. Veja quem são os autores
Quem Pesquise-os para ver se são credíveis - por exemplo, se são reais, se têm uma boa reputação, se escrevem sobre o tema que está a ler e considere qual poderá ser a motivação do escritor.

3. Verifique outras Fontes
Existem outras notícias ou meios de comunicação social de renome a relatar a história? São citadas fontes credíveis dentro da história? As agências noticiosas profissionais globais têm diretrizes editoriais e vastos recursos para a verificação dos factos, portanto, se também estão a relatar a história, isso é um bom sinal.

4. Mantenha uma mentalidade crítica
Muitas notícias falsas são inteligentemente escritas para provocar fortes reações emocionais, tais como medo ou revolta. Mantenha uma mentalidade crítica, perguntando-se - porque é que esta história foi escrita? Está a promover uma causa particular ou quer apenas que eu clique noutro website?

5. Confirme os fatos
As notícias credíveis incluem muitos fatos - dados, estatísticas, citações de especialistas, etc. Se estes estiverem em falta, pergunte porquê. Relatórios com informações falsas contêm frequentemente datas incorretas, por isso é uma boa ideia verificar quando o artigo foi publicado.

6. Analise se o texto é irônico
Os websites satíricos são populares, e por vezes nem sempre é claro se uma história é apenas uma piada. Verifique o website para ver se é conhecido por sátira ou por criar histórias engraçadas.

7. Veja se as imagens são autênticas
As imagens que vê nos meios de comunicação social podem ter sido editadas ou manipuladas. Pode encontrar sombras estranhas, bordas irregulares, ou tom de pele que parece demasiado perfeito.



Quais tipos de Fake News existem?
Não se trata apenas de notícias com conteúdo duvidoso, existem mais formas de enganar os leitores. Fique a saber quais:

1. Clickbait
O sensacionalismo vende, e histórias escandalosas ou esquisitas e imagens distorcidas conduzem a cliques e partilhas online. Clickbait refere-se a histórias deliberadamente concebidas para obter mais visitantes do website.

É bastante comum nas plataformas de jogo online existir clickbait, para levar os utilizadores a registarem-se e depositarem dinheiro ou apresentarem ofertas de bonus que na realidade não são bem como dizem, induzindo os jogadores a erro.

No entanto, há também muitos websites de confiança, onde pode aprender mais sobre blackjack e outros jogo de mesa, ler análises sobre portais de jogo online, ou simplesmente jogar slot machines grátis (sem dinheiro real), como é o caso do Vegas Slots Online, uma plataforma de excelência.

2. Propaganda
Histórias falsas ou distorcidas escritas para enganar o público e promover uma agenda política ou uma perspectiva mais tendenciosa, tal como refere o jornal Expresso.

3. Jornalismo de má qualidade
Por vezes, os jornalistas não têm tempo para verificar todos os seus factos antes de publicarem, levando erros genuínos se tornem notícias falsas.

4. Títulos enganosos
Por vezes uma história pode ser amplamente verdadeira, mas uma manchete sensacionalista ou enganosa é utilizada para atrair os leitores a clicar nela. Isto pode levar a notícias falsas - uma vez que normalmente apenas a manchete e pequenos trechos do artigo são exibidos nos meios de comunicação social, onde se pode rapidamente espalhar.

5. Impulsionar o conteúdo
Trata-se de quando as fontes genuínas de notícias são imitadas com histórias falsas e inventadas para enganar ou induzir em erro o público.

Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM