Buscar no site

Um dom do alto

Anderson Santana Cunha

  • 03/06/17
  • 18:00
  • Atualizado há 355 semanas

Há vários nomes com os quais se designa o Espírito Santo nas Sagradas Escrituras: Dom, Senhor, Espírito de Deus, Espírito da Verdade, Hálito ou Sopro Divino, Paráclito, entre outros.

Cada uma dessas palavras está carregada de significado e ajudam a compreender quem é esta Pessoa da Santíssima Trindade. Ele é adorado e glorificado com a mesma adoração e glorificação que se dá ao Pai e ao Filho porque é Deus.

Ao preparar os discípulos para a sua volta ao Pai, Jesus insiste que eles nunca ficarão sozinhos. Promete o Espírito Santo que foi derramado de maneira solene no dia de Pentecostes. O Espírito Santo, portanto, é um dom, um presente que gratuitamente o Pai e o Filho derramam sobre os homens. Ele habita e aquece nossos corações. É o Espírito da Verdade que nos dá a certeza de que o que Cristo ensinou é transmitido integralmente, sem nenhuma alteração, pela Igreja, através dos seus sucessores, os Bispos.

Na profissão de fé diz-se palavras cheias de significado a respeito desta pessoa da Santíssima Trindade. "Senhor que dá a vida" e "que falou pelos profetas". E que vida que o Espírito Santo doa a nós? É a vida divina! Ele falou pelos profetas que anunciaram o Cristo, a palavra única e eterna do Pai. Em Jesus, Deus falou tudo aos homens, de uma só vez. As imagens com as quais se representam o Espírito Santo são várias: a água viva, o óleo da unção, o fogo, a nuvem, a imposição das mãos, a pomba e outras.

Se o Espírito Santo é Deus como o Pai e o Filho, qual é a sua missão específica na história da salvação? Ele atua no mundo em favor dos homens desde o início. Sua ação é inseparável da ação de toda a Trindade. Particularmente nos últimos tempos, ou seja, a partir da encarnação de Deus, o Espírito Santo não só foi revelado como foi também dado e acolhido por nós. Foi por ação Dele que Jesus se fez carne, foi Ele que O ungiu. Jesus não só falou sobre o Espírito Santo como também O comunicou aos seus apóstolos, que continuam comunicando-O até hoje, através dos seus sucessores dos apóstolos.

Em Pentecostes Ele desceu solenemente sobre a Igreja. Não se trata de um evento isolado no passado, mas é um fato que está profundamente ligado a nós hoje. Falar neste episódio nos mostra uma realidade atual: não é apenas uma recordação de um fato acontecido, de um período mais feliz que acabou. Não é isso. É uma realidade atual! O Espírito Santo continua a ser infundido sobre todos nós.

Cristo continua comunicando o seu Espírito principalmente através dos Sacramentos. Graças especiais e dons são oferecidos à Igreja com a sua ação santificadora. É Dele que vem a fortaleza, a sabedoria, o entendimento, a ciência, o conselho, a piedade e o temor de Deus. O Espírito Santo anima, santifica e edifica a Santa Igreja. Nos dá testemunho da Verdade, para que sem medo anunciemos ao mundo as certezas que Deus nos comunicou e que os homens todos precisam saber.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias