Buscar no site

Audiometria tonal e vocal: entenda para que servem e quais as diferenças

Esse exame costuma ser prescrito quando existem sinais de déficit de audição

Divulgação

  • 07/02/23
  • 08:00
  • Atualizado há 63 semanas

A audiometria tonal e vocal é um exame auditivo indispensável tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento e tratamento de patologias da audição.

Entretanto, buscar ajuda de um profissional capacitado é o primeiro passo a ser dado ao identificar qualquer sinal de que existe algum grau de perda auditiva. Afinal, é ele que vai indicar a realização da audiometria.

Neste artigo, vamos explicar o que é a audiometria tonal e vocal, como funciona o exame e quais são as principais indicações. Fique conosco e descubra!

divulgação - Exame de audiometria
Exame de audiometria

O que é audiometria tonal e vocal?

Primeiramente, é importante saber que a audiometria é realizada para avaliar a saúde auditiva e a interpretação de sons e palavras do paciente.

Por meio desse exame, é possível diagnosticar diversas alterações auditivas. Por isso, é muito requisitado para quem trabalha em ambientes onde ficam expostos a sons muito altos.

Geralmente, o exame é realizado por um fonoaudiólogo e dura em torno de 30 minutos, mas é importante saber que existem dois tipos de audiometria:

• Tonal

Nele, é possível identificar o intervalo de frequências e o limiar auditivo em que a pessoa consegue escutar com clareza.

Os espectros de frequência avaliado são os 125 e os 8000 Hz.

• Vocal

Exame complementar ao tonal, identifica a capacidade do paciente em compreender algumas palavras e distinguir determinados sons.

Sendo assim, para este fim, as frequências são emitidas com intensidades de som diferentes para testar o alcance auditivo.

Como o exame audiometria vocal e tonal é realizado?

Dentro de uma cabine isolada, o paciente coloca auscultadores especiais e, quando ouve os sons emitidos através deles, levanta a mão para indicar ao fonoaudiólogo que os escutou.

Esses sons podem ser escutados em frequências diferentes e de forma alternada em cada um dos ouvidos.

Dessa forma, não é necessária nenhuma preparação especial antes da audiometria, apenas em casos específicos, quando é solicitado um repouso acústico de no mínimo 14 horas antes de fazer o exame.

Ao fim da audiometria tonal e vocal, é possível diagnosticar o grau de perda auditiva de cada ouvido, isoladamente.

Quando esse exame é indicado?

Inicialmente, a audiometria pode ser realizada em pacientes de qualquer idade, desde que ele consiga demonstrar fisicamente que está ouvindo o estímulo sonoro.

Contudo, esse exame costuma ser prescrito quando existem sinais de déficit de audição. É preciso investigar a causa para chegar a um diagnóstico mais preciso.

De forma geral, a audiometria tonal e vocal é recomendada em idade escolar e em casos de perdas auditivas causada por infecções do ouvido, traumas acústicos, condições hereditárias, tímpano perfurado e, até mesmo, perdas ocupacionais.

Serviço:

Grupo Binaural

Endereço: Av. Rui Barbosa, 871

Telefone: (18) 3323-9108

Whatsapp: (18) 99706 2811

Site: Unidade Assis

Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 08h às 18h

Receba nossas notícias em primeira mão!