Buscar no site

Clínica Veterinária Filhotes e Fricotes faz tratamento com células-tronco para cães

O tratamento é indicado para animais com sequelas da cinomose, doença contagiosa causada por um vírus

Redação AssisCity

  • 14/02/23
  • 14:00
  • Atualizado há 61 semanas

Inaugurada em outubro de 2022, a Clínica Veterinária e Pet Shop, Filhotes e Fricotes tem oferecido atendimento personalizado e diferenciado para cães e gatos em Assis e região.

Dentre os serviços prestados está o tratamento com células-tronco. O mais recente foi em uma cadela com sequelas da cinomose.

A cinomose é uma doença altamente contagiosa que atinge vários órgãos dos animais, mas o efeito final dela e no sistema nervoso central, apresentando elevados índices de mortalidade.

Segundo a médica-veterinária, Mara Martins a doença traz sequelas, como paralisia e tremores e o tratamento de células-tronco auxilia o animal, devolvendo sua qualidade de vida.

Para mostrar a eficácia do tratamento oferecido na clínica, a especialista compartilha a história de Mel, a cachorra de rua que após a cinomose, não latia e não andava.

"A Mel veio através de uma protetora. A sequela da cinomose a tornou-a paraplégica. Ela não levantava, comia deitada com muita dificuldade e tinha muitas feridas pelo corpo, além disso, não latia", relata a médica.

Após entender as sequelas, foi sugerido à protetora o tratamento com as células-tronco.

Divulgação - Mel durante o tratamento com células-tronco - Foto: Divulgação
Mel durante o tratamento com células-tronco - Foto: Divulgação

Tratamento da Mel

Para início do tratamento, a coleta das células-tronco é feita através da clínica Omics Biotecnologia Animal, localizada em Botucatu, coletadas de animais jovens e saudáveis.

As células são enviadas para Marília até chegarem em Assis na clínica, já prontas para aplicação.

Divulgação - Médica-veterinária Mara Martins realizando o tratamento em Mel - Foto: Divulgação
Médica-veterinária Mara Martins realizando o tratamento em Mel - Foto: Divulgação

Segundo Mara, a aplicação é feita através de injeção com as células-tronco diretamente no órgão doente, ou seja, no canal medular do animal.

O tratamento de Mel foi realizado no dia 23 de dezembro e com 4 dias de aplicação, os resultados de melhora já foram aparecendo.

Após 28 dias, Mel começou a se movimentar ficando em pé para comer e até para fazer necessidades e para surpresa, Mel também voltou a latir.

A veterinária relembra que o resultado vai depender da aceitação do organismo do animal, da fase da doença ou de quanto tempo se passou. Para isso, é necessária uma avaliação.

Para você que ficou com dúvidas ou tem seu animal com sequelas da doença, faça uma visita na clínica ou entre em contato para obter maiores informações.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais