Buscar no site

Curso de Enfermagem realiza aula prática de avaliação de gestantes

A aula prática contou com a presença de uma gestante voluntária que permitiu os alunos realizarem exames físicos

Assessoria de Comunicação - FEMA

  • 30/04/22
  • 09:00
  • Atualizado há 102 semanas

A coordenadoria do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou uma aula prática para os alunos do 3º ano, voltada ao exame físico de gestantes. O objetivo foi fazer com que os alunos dominem a semiotécnica e a semiologia de avaliação das pacientes.

Para que o objetivo fosse alcançado, a aula contou com uma gestante voluntária que permitiu que os alunos pudessem avaliá-la por meio de uma consulta simulada de pré-natal. Os alunos realizaram um exame físico, ausculta dos batimentos cardiofetais e das manobras de Leopold.

Para a professora Dra. Talita Domingues Caldeirão, a aula prática, realizada dentro da disciplina de Enfermagem na Saúde da Mulher, voltada para o exame físico da gestante, tem como principal objetivo fazer com que os alunos dominem essa semiotécnica e a semiologia. "O intuito da aula foi facilitar o entendimento das alterações e adaptações fisiológicas que o organismo sofre durante a gravidez, então demos a oportunidade dos alunos realizarem uma avaliação na voluntária grávida, fazendo a ausculta dos batimentos cardiofetais, medindo a altura uterina e praticando a manobra Leopold. Enfim, examinando e realizando o exame físico da gestante", explica Caldeirão.

Divulgação - Aula prática para os alunos do 3º ano, voltada ao exame físico de gestantes
Aula prática para os alunos do 3º ano, voltada ao exame físico de gestantes

De acordo com a coordenadora do curso, Dra. Adriana Avanzi Marques Pinto, esta foi uma ótima oportunidade de experiência para os alunos. "Os alunos manipularam o sonar, um aparelho que a gente utiliza para fazer ausculta do batimento cardio fetal, e isso proporciona um aprendizado voltado a questões práticas importantes para que o enfermeiro tenha essa habilidade após sua formação", explica Adriana.

O curso de graduação em Enfermagem da FEMA tem duração de 5 anos. Ele é estruturado com uma grade curricular preparada para garantir que o profissional formado seja de excelência, além de contar com laboratórios modernos, equipamentos de última geração e, é claro, um corpo docente de alta qualidade para levar o melhor conhecimento não só para a sala de aula, mas para a carreira profissional de cada um.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais