Buscar no site

Drones e helicóptero da Energisa sobrevoam a região em inspeções para melhorias na rede elétrica

Com apoio de veículos com câmeras de alta resolução equipes técnicas identificam pontos que precisam de manutenções preventivas ou corretivas

Assessoria da Energisa

  • 06/05/23
  • 10:00
  • Atualizado há 50 semanas

Usar a tecnologia para identificar locais que precisam de melhorias na rede elétrica e beneficiar diretamente os clientes residenciais, rurais, comerciais e industriais. Esse tem sido o principal objetivo da Energisa Sul-Sudeste ao utilizar drones e helicóptero em inspeções da rede de distribuição de energia na região.

Só em 2022, nos municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste, incluindo as regiões de Assis e Tupã, foram mais de 362 quilômetros de linhas inspecionadas com o uso de drones. Esses veículos não tripulados agilizam e potencializam os trabalhos das equipes de inspeção, uma vez que permitem identificar as condições de cabos, linhas de transmissão e distribuição, subestações e redes com um diferencial: imagens em alta resolução registradas pela câmera acoplada, em ângulos privilegiados.

Divulgação - Helicóptero usado para inspeção aérea da Energisa - Foto: Divulgação
Helicóptero usado para inspeção aérea da Energisa - Foto: Divulgação

"Enquanto os drones favorecem a visualização das partes superiores das estruturas, em terra nossas equipes técnicas fazem todas as análises para direcionar os pontos que precisam de manutenções preventivas ou corretivas, a fim de garantir o fornecimento de energia de qualidade aos clientes", explica Alessandro Gomes Martins, gerente do Departamento de Projetos, Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste.

Veículo tripulado

Para reforçar esse complexo e minucioso trabalho e assegurar o bom funcionamento de todo o sistema elétrico, a Energisa incluiu em seu cronograma as inspeções com helicóptero. A aeronave, que esteve na região nas últimas semanas, é equipada com tecnologia de ponta, câmera de alta resolução e termossensível, capaz de indicar pontos específicos que podem até demandar manutenções futuras.

Divulgação - Drone usado para inspeção aérea da Energisa - Foto: Divulgação
Drone usado para inspeção aérea da Energisa - Foto: Divulgação

"Com essa tecnologia estamos avançando cada vez mais na proposta de atuar de maneira preventiva. É importante ressaltar que a interrupção no fornecimento de energia pode ser causada por diferentes fatores, mas no que diz respeito à manutenção, a Energisa tem o compromisso de investir em obras, melhorias e manutenções que dão robustez à rede e minimizam impactos externos que possam interferir na qualidade da energia para cada um de nossos clientes", enfatiza Alessandro.

Receba nossas notícias em primeira mão!