Buscar no site

Pela segurança das crianças e pets, Energisa alerta sobre os riscos de improvisar com enfeites luminosos

Evitar o uso de extensões e compartilhamento de tomadas estão entre as medidas simples para prevenir acidentes domésticos envolvendo eletricidade

Divulgação

  • 16/12/22
  • 08:00
  • Atualizado há 70 semanas

Está aberta a temporada das luzes! O tradicional clima de festa fica ainda mais evidente com as decorações natalinas. Em árvores, fachadas, cercas e onde mais a criatividade permitir, os pisca-piscas encantam a todos, mas despertam os olhares mais curiosos das crianças e pets. Por esse motivo, a Energisa alerta os riscos de improvisar na instalação dos enfeites luminosos.

"Nem sempre o ambiente está adequado para receber uma decoração iluminada. No anseio de deixar tudo belo, muitos improvisam as instalações com extensões, usando adaptadores de tomadas, escondendo fios embaixo de tapetes e cortinas, o que deixa o local inseguro devido aos riscos de acidentes envolvendo a eletricidade", alerta a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Juliana Volpi.

O improviso pode ser ainda mais perigoso nos locais em que há crianças e pets que, por curiosidade e inocência, podem ser vítimas de graves acidentes. "Eles não têm dimensão do perigo ao manusear os enfeites, colocar plugues na boca, puxar ou se enroscar em extensões e fios. Por isso, o correto é manter a instalação longe do alcance das crianças e dos animais de estimação", orienta Juliana.

Do ponto de vista técnico, para garantir que a decoração luminosa seja feita com segurança, é importante checar se os produtos adquiridos são de qualidade e certificados pelo Inmetro. Também é necessário obedecer as instruções de uso, indicações de potência, referência de tensão e evitar compartilhamento de tomadas e adaptações que podem ocasionar aquecimento da fiação, pinos e conexões, fuga de energia, curto-circuito, choque elétrico e até incêndios de grandes proporções", enfatiza Juliana.

Por fim, veja as principais dicas da Energisa para manter a sua decoração iluminada e sem riscos em qualquer ambiente:

Para não acontecer sobrecarga de energia, busque a orientação de um eletricista, que vai calcular o que pode ou não ser ligado;

Fios desencapados podem provocar choques, curtos-circuitos e até incêndios;

Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas também aumenta o risco de acidentes;

Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados;

Estabeleça um horário para ligar e desligar os enfeites luminosos;

Sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada para contribuir para redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais