Psicanalista Daiane Silla alerta sobre a importância do cuidado com a saúde mental neste Setembro Amarelo
Com mais de 15 anos de experiência trabalhando somente com mulheres, hoje atua como terapeuta especializada no universo feminino
Redação AssisCity
- 12/09/24
- 10:00
- Atualizado há 3 semanas
A psicanalista Daiane Silla, com formação em psicanálise e especializada no atendimento às fases da vida da mulher, faz um importante alerta durante o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Com mais de 15 anos de experiência trabalhando com o universo feminino, Daiane reforça a necessidade de buscar ajuda profissional para cuidar da saúde mental e prevenir transtornos como a depressão.
Daiane destaca que, segundo os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior nível de ansiedade no mundo. De acordo com a OMS, mais de 18 milhões de brasileiros, cerca de 9,3% da população, sofre de transtornos de ansiedade. Além disso, o Brasil também é considerado o quinto país mais depressivo do mundo, sendo a maior estatística na população mais jovem, de 18 a 24 anos, com cerca de 31,6% dos casos.
Sintomas da depressão e a importância do tratamento adequado
A psicanalista explica que os sintomas da depressão podem ser sutis no início, como tristeza permanente e desânimo, o que dificulta o diagnóstico precoce. "Um terapeuta pode ajudar a identificar esses sinais antes que se tornem mais graves, permitindo que a pessoa compreenda melhor suas emoções e comportamentos", afirma. Ela também destaca que, quanto mais cedo o tratamento começar, maiores são as chances de um tratamento com resultados mais rápidos para os pacientes.
Segundo Daiane, em muitos casos, a terapia por si só já é eficaz, principalmente nos casos que são tratados desde o início. "Isso reduz a necessidade de uma medicação ou de uma medicação mais forte em maior dose. O tratamento precoce é importante para as pessoas entenderem a doença, entenderem que a terapia não é apenas para quem já está diagnosticado com depressão, mas também para evitar desde já o seu início. Aqui na clínica Evoluta nós nos preocupamos muito com a saúde dos pacientes em sua totalidade, tanto a mente como o corpo", disse.
Formação profissional
Daiane concluiu sua formação entre 2021 e 2024 pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (Fateb) e pela Sociedade Psicanalítica Sobrappsi, especializando-se em atender mulheres em diversas fases da vida, como gestação, pós-parto, melhor idade e síndrome do ninho vazio. Além disso, trabalha com gerenciamento de crises emocionais e compulsão alimentar, sempre com um olhar cuidadoso e acolhedor.
Clínica Evoluta
Na clínica Evoluta, onde Daiane é sócio proprietária e realiza atendimentos, o foco é o atendimento especializado em mulheres a partir dos 12 anos, oferecendo um cuidado holístico que integra corpo, mente e alma. Sem cunho religioso, a abordagem busca promover o equilíbrio total, proporcionando uma vida mais saudável e leve.
O espaço oferece terapias individuais e em grupo, com grupos específicos para mulheres na melhor idade, gestantes, adolescentes e aquelas que enfrentam crises de pânico ou compulsão alimentar.
A clínica também conta com o apoio de uma nutricionista e sócio proprietária, Beatriz Trancolin, oferecendo um tratamento integrado para o cuidado completo da saúde física e emocional. "Aqui, trabalhamos o ser humano como um todo, proporcionando terapias acessíveis para que mais pessoas possam cuidar de sua saúde mental desde cedo", finaliza Daiane.
O Setembro Amarelo reforça a importância de falar sobre a prevenção ao suicídio e buscar ajuda. A Clínica Evoluta oferece um espaço acolhedor para que as pessoas possam entender suas emoções e encontrar apoio para uma vida mais equilibrada.
Serviço:
Clínica Evoluta
Endereço: Rua Prudente de Moraes, 871 - Centro de Assis
Telefone para agendamentos: Nutrição (18) 997537849 e Terapia (18) 99816 2977
Redes Sociais: @clinicaevoluta_