Buscar no site

Saiba como iniciar o pedal de forma prática e estimulante

E necessário um pouco de planejamento e vontade de se superar diariamente

Divulgação/ Imagens: Roma Bike

  • 16/04/21
  • 11:00
  • Atualizado há 153 semanas

É muito comum para quem inicia ou resolve voltar ao pedal, se deparar com situações desconfortantes como ser ultrapassado, facilmente, por um ciclista experiente e, mesmo com todo seu esforço, nada poder fazer para evitar a frustração.

Nada de desânimo, meu amigo, minha amiga. Isso acontece com todos que iniciam no pedal. Basta um pouco de planejamento e vontade de se superar diariamente, que logo estará acompanhando os mais experientes e se aventurando por grandes percursos com mais confiança nos pedais e maior força física.

Divulgação - Pedalar de forma prática e estimulante - Foto: Roma Bike (Antes da pandemia)
Pedalar de forma prática e estimulante - Foto: Roma Bike (Antes da pandemia)

Siga as dicas que nós, da Roma Bike, preparamos pra você e, certamente, irá se surpreender com seus resultados.

Dica 1 - Nas primeiras pedaladas, é importante que você desenvolva confiança em cima de sua bike. O conforto também é fundamental para que você não desanime logo de início, portanto, na hora de comprar sua bicicleta, peça a orientação de um profissional que poderá lhe ajudar na escolha ideal da bike para você. Um bom profissional deixará a magrela ajustada de forma ideal para seu tipo físico.

Dica 2 - Na hora de sair para o pedal, é legal escolher um percurso de chão plano e estável, de preferência, afastado das vias de grande movimento, seja em terra ou asfalto. Aproveite as primeiras pedaladas para sentir sua bike. Muito provavelmente, terá que fazer alguns ajustes para melhorar seu conforto, como altura do selim ou distanciamento da mesa, por exemplo.

Divulgação - Escolha da bicicleta é o primeiro passo para incentivo do pedal - Foto: Roma Bike
Escolha da bicicleta é o primeiro passo para incentivo do pedal - Foto: Roma Bike

Dica 3 - Para que sua hidratação não diminua muito, não esqueça de tomar água de 15 em 15 minutos, caso seu pedal seja de longa. Para não perder energia, aconselhamos bebidas energéticas, como as que contém eletrólitos e carboidratos.

Dica 4 - Após alguns poucos dias de pedal, você já poderá escolher rotas com mais subidas, para forçar mais e melhorar seu desempenho. Não esqueça que, ao pedalar, é importante que seus pés estejam bem posicionados nos pedais. Use as sempre a parte frontal dos pés e seus joelhos precisam estar sempre voltados para a frente.

Divulgação - Hidratação constante é ponto principal na hora de pedalar - Foto: Roma Bike (Antes da pandemia)
Hidratação constante é ponto principal na hora de pedalar - Foto: Roma Bike (Antes da pandemia)

Dica 5 - Procure manter as marchas mais leves, para não se cansar rápido demais. Cruzar seus treinos com outras atividades físicas como academia ou corrida, pode ajudar muito em sua performance.

Dica 6 - Poderá, também, intercalar ritmos mais acelerados entre um treino e outro. Fazendo isso, seu rendimento de velocidade irá aumentar consideravelmente.

Divulgação - Com tempo e prática novos desafios vão surgindo - Foto: Roma Bike
Com tempo e prática novos desafios vão surgindo - Foto: Roma Bike

Dica 7 - Depois de algumas semanas, você poderá aumentar o percurso e pedalar por duas horas ou mais. Nesse ponto, você já estará bem adaptada ao pedal e, provavelmente, querendo aumentar seus desafios. Só não esqueça, que em percursos maiores, é importante comer algo a cada 30 minutos, pelo menos. Uma barra de cereal, alimentos com carboidratos, bananas ou outra fruta qualquer, é uma boa para lhe manter com energia durante as longas.

Dica 8 - Depois de alguns poucos meses, você estará apto(a) para subir montanhas mais íngremes e mais desafiadoras. O desejo de superação vai levá-lo(a) a olhar o pedal com mais profissionalismo. É aí que vai precisar de maior autocontrole.

Divulgação - Preparo e cuidados devem ser mantidos em qualquer fase do pedal - Foto: Roma Bike
Preparo e cuidados devem ser mantidos em qualquer fase do pedal - Foto: Roma Bike

Dica 9 - Para enfrentar as montanhas ou morros difíceis, será preciso manter a calma. Por mais que muitos procuram subir as colinas em pé, em suas bikes, nosso conselho é que você se concentre no desempenho de sua magrela e permaneça sentado(a). Use as trocas de marcha com a habilidade que desenvolveu nas primeiras fases do pedal e mantenha um ritmo constante e firme. Claro que em alguns pontos, em que precisará de maior explosão, será necessário se posicionar em pé na bike, mas deixe para esses momentos apenas.

Dica 10 - Ao descer as montanhas, tome cuidado com as curvas. Nunca deixe para frear quando estiver entrando nelas, isso poderá lhe render um belo de um tombo. Procure sempre frear antes de chegar nelas, assim evitará as derrapagens perigosas.

Divulgação - Roma Bike oferece todos os equipamentos necessários para pedalar com segurança e conforto - Foto: Roma Bike
Roma Bike oferece todos os equipamentos necessários para pedalar com segurança e conforto - Foto: Roma Bike

Dica 11 - Conforme seu nível aumenta, aumentam também os riscos de acidentes, portanto não esqueça de manter sua magrela revisada. Verifique sempre os freios, as engrenagens e as correntes. Peça para que seu mecânico de confiança faça uma boa revisão, sempre antes de sair para uma grande aventura.

Dica 12 - Outra dica legal, seria procurar um bom grupo de pedal. Pedalar em grupo, além de seguro, tornará seu pedal mais agradável e estimulante. Você irá melhorar muito sua sociabilização ao fazer novas amizades e, também, seus novos amigos servirão de grande incentivo para você continuar a pedalar sem desanimar com o tempo.

Divulgação - Fazer revisões periodicamente nas bikes garantem segurança na hora de pedalar - Foto: Roma Bike (Antes da pandemia)
Fazer revisões periodicamente nas bikes garantem segurança na hora de pedalar - Foto: Roma Bike (Antes da pandemia)

Em Assis e nas cidades adjacentes, existem inúmeros grupos para você escolher. Nós da Roma Bike, temos dois grupos que podem se encaixar perfeitamente no seu padrão de pedal. Um grupo, recém-criado, para acolher ciclistas que estão iniciando e precisam de orientações para desenvolverem no pedal com grande estilo. Dois ciclistas com grande experiência e expertise, de nossa empresa, são os líderes. O grupo pedala sempre nas terças e quintas às 18h45. O ponto de encontro e a rota é sempre combinada via whatsApp.

Há também o grupo "Pebas", liderado pelo nosso colaborador, Aparício. Um grupo para os mais avançados, que acolhe os que procuram pedais de longa e resistência. Para fazer parte de um desses grupos, basta entrar em contato com a Roma Bike e se preparar para se divertir conosco.

Divulgação - Pedalar em grupo ajuda no incentivo e proporciona bons momentos - Foto: Roma Bike (Antes da pandemia)
Pedalar em grupo ajuda no incentivo e proporciona bons momentos - Foto: Roma Bike (Antes da pandemia)

Serviço

Roma Bike

Av. Valter Antônio Fontana, 1155 - Vila Claudia

WhatsApp: (18) 99628-4542

Redes Sociais

Facebook: @romabikeassis

Instagram: @roma.bike

Divulgação - RomaBike fica localizada na Av. Valter Antônio Fontana, 1155 - Vila Claudia
RomaBike fica localizada na Av. Valter Antônio Fontana, 1155 - Vila Claudia

Receba nossas notícias em primeira mão!