Buscar no site

33ª Semana de Informática da FEMA começa segunda-feira

Evento será realizado do dia 26 de setembro ao dia 1 de outubro; tema deste ano é "Tecnologias e Computação no Mundo Atual: Desafios e Tendências"

Assessoria de Comunicação - FEMA

  • 24/09/22
  • 08:00
  • Atualizado há 82 semanas

A coordenadoria dos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realiza, do dia 26 de setembro ao dia 1 de outubro, a 33ª Semana de Informática que, este ano, terá como tema "Tecnologias e Computação no Mundo Atual: Desafios e Tendências". O evento terá atividades no Cine FEMA Piracaia e no Laboratório de Informática da faculdade.

De acordo com a coordenadora dos cursos de Informática da FEMA, professora Ma. Diomara Martins Reigato Barros, toda a grade de palestras e mesa-redonda programadas para acontecer no Cine FEMA Piracaia serão abertas para a comunidade externa. "Para participar das atividades, é só ir até o evento e, se possível, levar um litro de leite para contribuir com as instituições da cidade. No entanto, aqueles que desejarem o certificado de participação deverão realizar a inscrição pelo site da FEMA", frisou. O link de inscrição para o público externo está disponível aqui, já estudantes regularmente matriculados na FEMA deverão se inscrever através da Área do Estudante.

A palestra de abertura será ministrada por Ana Luiza Cunha, developer advocate na Amazon Web Services, com início às 19h30, no Cine FEMA Piracaia, e terá como tema "Computação na nuvem: Tecnologias e carreiras"; Na terça-feira, no mesmo horário e local, Fábio Velloso, fundador e diretor do SouJava, falará sobre "A plataforma Java, ecossistema e evolução para Cloud e microsserviços". No dia 28, também no mesmo horário, o fundador e CEO da Full Cycle e da School of Net, Wesley Williams, ministrará a palestra "Desenvolvimento no mundo real", no Cine FEMA Piracaia.

Na quinta-feira (29), serão realizados 6 minicursos simultâneos nos Laboratórios de Informática da FEMA, são eles: Introdução à Lógica de Programação com JavaScript, com Gustavo Fiuza; Introdução à Programação Orientada a Objetos, com Bianca Roziska Rosa; ToDo List com React, TypeScript e React Hooks, com Guilherme Vieira; Desenvolvimento de API RESTful com Nodejs, TypeScript, Express e Sequelize, com Vitor Senna Silvério; Introdução ao NestJS, com Lucas Barbosa Brancalhão; e Programação Funcional em Java, com Paulo Cesar Romano e Gabriel Matheus Bernardo da Silva. Os locais dos cursos e os requisitos necessários para cada um deles estão disponíveis no folder do evento.

No dia 30, a coordenadoria dos cursos de Informática promoverá uma mesa-redonda com ex-alunos, que falarão sobre suas carreiras e o mercado de trabalho em TI. "Além disso, também haverá uma live cultural com os professores Fábio Éder e Fernando Lima, que também contará com a participação de ex-alunos", contou Diomara. O encerramento da 33ª Semana de Informática será no sábado, 1 de outubro, com o Hackathon FEMA Fomenta Vale, a partir das 8h, na FEMA.

A 33ª Semana de Informática da FEMA tem o apoio da Lima Software, Fomenta Vale, Empório Custódio, Vip Automação, VSM, WM10, Atlas, NovAmérica, RTSystems e TOTVS. Participe!

Receba nossas notícias em primeira mão!