25 de Janeiro de 2022
20º/30º
Notícias - Educação

Enem 2021: confira dicas para se dar bem no segundo dia de provas

Neste domingo alunos terão que utilizar conhecimentos na área de exatas

No domingo passado, primeiro dia das provas, alunos responderam questões da área de Ciências Sociais e Humanas, além de escreverem a redação.

Para acalmar os nervos antes da prova, o professor de Física Victor Caetano deu algumas dicas aos candidatos.

"O aluno precisa ter calma, pois todo o conteúdo de prova foi visto por ele no decorrer de sua passagem na escola, então ele precisa usar isso a favor dele. O frio na barriga é uma sensação normal, mas é importante que nos dias que antecedem a prova o aluno consiga relaxar um pouco, descansar e se tranquilizar", pontuou o professor.



Victor ainda ressaltou que existem detalhes que são importantes, a prova do Enem tem uma correção diferenciada dos outros vestibulares, ela é com base no que chamamos de TRI, Teoria de Resposta ao Item, e se baseia no grau de dificuldade da questão.

"Existem questões de grau fácil, médio e difícil e a dica que a gente sempre dá é a seguinte: começou a ler a questão e sabe fazer? Executa e responde, não sabe, deixa de lado e vai para a próxima. O aluno, às vezes, perde muito tempo em uma ques'tão de grau médio ou difícil e aí ele fica sem tempo pra responder as questões de grau fácil. O indicado é que o aluno não gaste mais do que 3 ou 4 minutos em uma questão, explicou Victor.

O professor de Física ressaltou ainda que ler de forma geral a prova, no primeiro momento, ajuda a tirar a ansiedade do aluno. "Pega a prova, sente a prova, passa as páginas, vê que não é o fim do mundo e então volta com calma para início e começa a fazer", pontuou.

Outra dica importante é focar na prova de domingo e esquecer a que já passou. Segundo o professor, a prova é relativa e, às vezes, um candidato que acerta 25 questões tem uma nota maior do que quem acertou 30.
Redação AssisCity
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM