Buscar no site

Enem 2021: confira dicas para se dar bem no segundo dia de provas

Neste domingo alunos terão que utilizar conhecimentos na área de exatas

Redação AssisCity

  • 28/11/21
  • 08:00
  • Atualizado há 121 semanas

No domingo passado, primeiro dia das provas, alunos responderam questões da área de Ciências Sociais e Humanas, além de escreverem a redação.

Para acalmar os nervos antes da prova, o professor de Física Victor Caetano deu algumas dicas aos candidatos.

"O aluno precisa ter calma, pois todo o conteúdo de prova foi visto por ele no decorrer de sua passagem na escola, então ele precisa usar isso a favor dele. O frio na barriga é uma sensação normal, mas é importante que nos dias que antecedem a prova o aluno consiga relaxar um pouco, descansar e se tranquilizar", pontuou o professor.

Victor ainda ressaltou que existem detalhes que são importantes, a prova do Enem tem uma correção diferenciada dos outros vestibulares, ela é com base no que chamamos de TRI, Teoria de Resposta ao Item, e se baseia no grau de dificuldade da questão.

"Existem questões de grau fácil, médio e difícil e a dica que a gente sempre dá é a seguinte: começou a ler a questão e sabe fazer? Executa e responde, não sabe, deixa de lado e vai para a próxima. O aluno, às vezes, perde muito tempo em uma ques'tão de grau médio ou difícil e aí ele fica sem tempo pra responder as questões de grau fácil. O indicado é que o aluno não gaste mais do que 3 ou 4 minutos em uma questão, explicou Victor.

O professor de Física ressaltou ainda que ler de forma geral a prova, no primeiro momento, ajuda a tirar a ansiedade do aluno. "Pega a prova, sente a prova, passa as páginas, vê que não é o fim do mundo e então volta com calma para início e começa a fazer", pontuou.

Outra dica importante é focar na prova de domingo e esquecer a que já passou. Segundo o professor, a prova é relativa e, às vezes, um candidato que acerta 25 questões tem uma nota maior do que quem acertou 30.

Receba nossas notícias em primeira mão!