Buscar no site

Estudante de Medicina da FEMA conquista primeiro lugar em concurso realizado em Florianópolis

Edy Alyson Costa Ribeiro ficou em 1º lugar em concurso de aulas promovido pela SBPC/ML e foi convidado a palestrar no 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Assessoria de Comunicação - FEMA

  • 13/10/22
  • 10:00
  • Atualizado há 79 semanas

Edy Alyson Costa Ribeiro, aluno do 6º ano de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) foi escolhido pela comissão organizadora do 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial para integrar o quadro de palestrantes do evento. A escolha se deu por meio do 5º Concurso de Aulas para Acadêmicos de Medicina, promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), no qual o estudante ficou em primeiro lugar.

Segundo o edital divulgado pela SPBC/ML, o concurso foi realizado em duas fases e, qualquer aluno de Medicina do Brasil poderia participar. Na primeira fase, os candidatos deveriam enviar um resumo sobre um tema relevante dentro da área da patologia clínica e, na segunda, preparar uma videoaula sobre o tema proposto. Na fase final, apenas seis candidatos são escolhidos e avaliados pela banca. A proposta vencedora, escolhida pelo aluno da FEMA, foi "Potenciais biomarcadores da síndrome pós-aguda da Covid-19".

De acordo com a SBPC/ML, a iniciativa deste concurso é divulgar a Patologia Clínica como uma especialidade médica entre os alunos de graduação, bem como revelar a importância que a medicina laboratorial tem na assistência médica. Como prêmio, o aluno foi convidado a apresentar a sua aula presencialmente no 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica Medicina Laboratorial, realizado em Florianópolis (SC) entre os dias 4 e 7 de outubro de 2022. Todas as despesas com hospedagem e passagem aérea foram custeadas pela SPBC/ML.

Divulgação - Edy Alyson Costa Ribeiro - Foto: Divulgação
Edy Alyson Costa Ribeiro - Foto: Divulgação

Para Edy Ribeiro, participar do concurso e, posteriormente, do congresso, foi uma grande honra e, também, uma forma de perceber sua evolução dentro do curso de Medicina da FEMA. "Acredito que o curso me preparou para estar aqui pois, logo no primeiro ano de Medicina, eu já estava apresentando um banner em um congresso e, agora, estive neste congresso como palestrante - mesmo estando no último ano do curso. Então, sem dúvidas, isso mostra o quanto o curso de Medicina da FEMA nos impulsiona, nos força a evoluir sempre, o que é muito bacana e importante", frisou.

O aluno também agradeceu aos professores do curso de Medicina da FEMA por toda a orientação e empenho dedicados aos estudantes. "Em especial, agradeço à professora Patrícia Ribeiro Mattar Damiance que foi a grande responsável por me mostrar e incentivar a minha participação neste concurso. Se eu fiquei em primeiro lugar no concurso e fui palestrante durante o congresso, ela é uma das grandes responsáveis. Além disso, agradeço também a Deus, aos meus pais, à minha esposa e, claro, à FEMA por todo o apoio", finalizou.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais