Buscar no site

ETEC de Assis é a 45ª melhor escola pública do Brasil, segundo o IDEB

No estado de São Paulo, a ETEC está posicionada no 22º lugar, segundo o mesmo ranking

Divulgação

  • 19/09/20
  • 11:00
  • Atualizado há 183 semanas

No dia 15 de setembro foi divulgado pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o índice de desenvolvimento das escolas públicas do Brasil (IDEB), de 2019. Nele, a ETEC Pedro D'Árcádia Neto, de Assis se colocou na 45ª posição, ficando entre as 100 melhores escolas do país. No estado de São Paulo, a ETEC está posicionada no 22º lugar, segundo o mesmo ranking. Entre as ETEC´s é a 20ª colocada.

O IDEB é o principal medidor da qualidade da educação no Brasil, sendo utilizado desde 2007 e é realizado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são obtidas da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizados a cada dois anos.

Ao longo dos últimos anos, a ETEC de Assis tem se destacado nas avaliações que geram estes medidores de qualidade da educação. Desde o início do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, por exemplo, a escola esteve entre os primeiros lugares entre as escolas públicas da cidade. Na última versão do ENEM foi a primeira colocada na regional de Marília, da qual faz parte pelo Centro Paula Souza (CPS). De acordo com o seu diretor, Daniel Paulo Ferreira, a conquista se deve ao resultado de uma soma de esforços dos professores, alunos, pais e gestores da escola: "Cada pessoa que faz parte da nossa comunidade escolar, tem um papel fundamental neste resultado. Levamos nosso trabalho com muita seriedade, tentando auxiliar os alunos, para que saiam da escola capacitados a exercer suas escolhas profissionais e pessoais. É um esforço diário."

As coordenadoras do ensino médio, Patrícia Cavani e Gislaine Chadi, colocam que o desempenho da escola é um reflexo do trabalho dos professores em sala de aula e também fora dela, pois muitos se dedicam quase que em tempo integral para que os alunos possam ser melhores, em vários aspectos: "O papel da escola é ensinar e auxiliar os pais na educação dos filhos. Devemos muito desse resultado à nossa equipe de professores, que não mede esforços para a evolução do aprendizado dos alunos".

A equipe gestora da escola e os professores parabenizam os alunos: "Se eles não estivessem conosco, não haveria prova, não haveria resultado e não haveria a escola. Estamos aqui por causa deles e chegamos a este nível por conta da sua escolha e do seu comprometimento. É o melhor que podemos esperar. Estamos muito orgulhosos.", disse Patrícia.

A ETEC de Assis oferece cursos de formação técnica profissional e algumas modalidades de ensino médio, contando atualmente com 1150 alunos. Para o ano de 2021, será aberto processo seletivo para o ingresso de 5 novas salas de 1º ano. Esse processo ocorrerá em dezembro de 2020 e a divulgação das modalidades de curso serão divulgadas em breve pela escola.

divulgação - ETEC de Assis
ETEC de Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!