Buscar no site

Etecs e Fatecs: prazos de inscrição para seleção são prorrogados para a próxima semana

Candidatos agora podem se inscrever para o ensino técnico até a próxima segunda-feira (6) e para as faculdades de tecnologia até quarta-feira seguinte (8); seleção será pelo histórico escolar.

G1

  • 30/11/21
  • 15:00
  • Atualizado há 124 semanas

O Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e o Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro semestre de 2022 que teriam suas inscrições encerradas nesta semana tiveram esse prazo prorrogado.

Agora, os candidatos a uma vaga no ensino técnico têm até a próxima segunda-feira (6) para se inscrever, enquanto o processo seletivo para as faculdades de tecnologia recebe inscrições até a quarta-feira seguinte (dia 8).

O critério de seleção, por análise do histórico escolar, vai considerar as notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, referentes ao ano escolar concluído até 2019 ou 2020.

Em razão das dificuldades impostas pela pandemia, o candidato poderá escolher no ato da inscrição o ano que deseja utilizar para a sua documentação.

O sistema de pontuação concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das duas instituições, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem estudou na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

As Etecs e Fatecs disponibilizam computadores e acesso à internet a quem tiver dificuldade para fazer a inscrição. Os interessados devem verificar data e horário de atendimento.

No estado, os dois processos seletivos oferecem mais de 104 mil vagas, sendo 87.415 nas Etecs e quase 18 mil para o ensino superior de tecnologia. No centro-oeste paulista, serão 1.730 vagas distribuídas em oito cidades.

Assis - 80 vagas

Bauru - 270 vagas

Garça - 260 vagas

Jaú - 300 vagas

Lins - 220 vagas

Marília - 140 vagas

Ourinhos - 340 vagas

Pompeia - 120 vagas

Como se inscrever

As inscrições para a seleção nas Etecs, que terminam na próxima segunda-feira (6), devem ser feitas pela internet, através da plataforma do vestibulinho, onde o candidato deve cadastrar o CPF para gerar uma senha de segurança e acesso à ficha eletrônica de inscrição.

Após o preenchimento dos dados, é necessário escolher o curso e a escola onde pretende estudar. Para o Ensino Técnico, é possível escolher outro curso ou período como segunda opção, desde que oferecido na mesma unidade em que o candidato vai se inscrever.

Ao término do preenchimento do formulário, é necessário enviar os documentos por meio de upload. Veja no Manual do candidato os documentos necessários e outros detalhes.

A taxa de inscrição é de R$ 19 deve ser paga até o fim do expediente bancário da próxima segunda-feira (6), em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica.

O pagamento também pode ser feito via internet, no banco do candidato, ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site do vestibulinho.

Já para se inscrever a uma vaga na Fatec, o candidato precisa preencher até esta a quarta-feira da próxima semana (8) a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico no site do vestibular, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 39, até o dia 8, nas mesmas modalidades de pagamento da inscrição na Etec.

Serão aceitos como documento de identificação pessoal o RG, a carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM/CIE/RNM/RNE) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A CNH só será aceita na etapa de inscrição e, em caso de classificação, o candidato deverá apresentar o RG ou a CRNM no ato da matrícula.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais