Buscar no site

Ex-Aluna da UNIP Assis é aprovada em Mestrado da Unesp

Em seu projeto de pesquisa Saara abordará o tema 'Home office e o aumento do contato virtual em tempos de pandemia'

Divulgação

  • 26/01/21
  • 13:00
  • Atualizado há 165 semanas

A Universidade Paulista- Campus de Assis-SP, se orgulha em parabenizar. Saara Danielle Damasceno Martins Zandonadi, 25 anos, natural de Assis, que reside em Cruzália. Iniciou a graduação no ano de 2014, por meio da bolsa de estudo Prouni - Universidade para todos, com a cobertura de 100% do valor do curso.

Sua formação acadêmica no curso de Psicologia foi um divisor de águas, nos aspectos pessoal e profissional.

"O curso por si só desenvolve nos sujeitos uma capacidade reflexiva e "polemizada" acerca da realidade em que estamos inseridos. Particularmente, as disciplinas de Psicologia Social, Psicologia Comunitária e Práticas Sociais e Subjetividade foram decisivamente marcantes, para a minha constituição enquanto psicóloga. Iniciada pelas disciplinas mencionadas e continuada por meio das subsequentes, principalmente as disciplinas práticas, foi neste momento que iniciou-se uma reflexão pessoal e profissional sobre os determinismos históricos e sociais que abarcam os indivíduos nos seus mais variados contextos comunitários e institucionais", afirma Saara.

Desde o término da graduação, em 2018, já pleiteava uma vaga no curso de mestrado e no ano de 2019, participou de todas as fases do processo seletivo na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis ? SP. As fases envolviam: envio do projeto de pesquisa e memorial, prova de conhecimentos específicos, prova de proficiência em língua estrangeira, envio de documentação e entrevista. Neste mesmo ano fora aprovada em todas as fases iniciais, porém, foi no ano de 2020, com maior experiência, resiliência e determinação, que acabou conquistando a aprovação para o período que inicia-se em 2021.

Seu Projeto de Pesquisa tem o título provisório: "Home office e o aumento do contato virtual em tempos de pandemia: uma possibilidade de interação ou um caminho para solidão?" E sua linha de pesquisa, permeia os Processos Psicossociais e de Subjetivação na Contemporaneidade.

Quando perguntada sobre as expectativas que tem para o curso e o que pretende extrair da experiência, Saara nos respondeu:

"Vou me especializar nas questões psicossociais, desenvolver pensamento crítico, criar a possibilidade de melhores oportunidades de emprego, aprimorar a escrita e leitura e concretizar o objetivo que tenho de lecionar em nível de graduação".

A UNIP prepara seus alunos para o futuro e o aprendizado se dá no caminho o objetivo não é um baú de tesouros mas sim encontrar as pistas no mapa que nos leva ao nosso objetivo, e Saara é um exemplo brilhante da força de querer chegar e alcançar suas metas.

Pedimos para que aconselhasse àqueles que tem um objetivo semelhante e a resposta foi inspiradora:

"A Universidade Paulista me ajudou a conquistar esse objetivo por meio de uma grade curricular e de professores que me ensinaram e me motivaram a olhar para o sujeito e para a realidade de uma forma mais abrangente e ao mesmo tempo subjetiva. Sabe-se que faz parte da natureza do psicólogo a vontade de provocar mudanças, na minha formação ela se deu no sentido de compreender e ressignificar os determinismos ? sejam quais forem suas vertentes.

Durante toda a minha formação acadêmica eu escutei e lidei com o fato de que aluno de faculdade particular era aluno preparado para o mercado de trabalho, mas não para ingresso a níveis mais avançados de formação. É claro que encontrei algumas dificuldades quanto ao ingresso em uma nova modalidade de formação, mas isso não impediu que eu criasse mais experiência e desenvolvesse uma pensamento mais crítico em relação a todo o processo. A primeira reprovação não serviu para me diminuir, apenas para mostrar que eu estava no caminho certo e apenas precisava crescer um pouco mais.

O curso de graduação em psicologia da Unip me ensinou que, ver e escutar de forma crítica e reflexiva o que está no contexto social propicia um novo olhar. Um olhar que escuta, ouve e aprende a ver o outro, e a realidade".

Saara, saiba que seu exemplo será norte para quem está buscando direção e luz para quem não vê o caminho, parabéns e obrigado!

A Universidade Paulista é empregabilidade e qualidade comprovadas!

divulgação - Saara Danielle Damasceno Martins Zandonadi, 25 anos
Saara Danielle Damasceno Martins Zandonadi, 25 anos

Receba nossas notícias em primeira mão!