13 de Abril de 2021
20º/30º
Notícias - Educação

FEMA está com inscrições abertas para 5ª edição do curso de Robótica

FEMA recebe, até 3 de março de 2021, as inscrições para o processo seletivo da 5ª edição do FEMA Robótica, voltado para alunos de ensino fundamental e médio. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) abriu inscrições para a V edição do FEMA Robótica, projeto de extensão aberto para a comunidade, voltado a crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. Os candidatos têm até 3 de março de 2021 para realizarem as inscrições e, a partir do dia 6 de março, a FEMA realizará a seleção dos alunos. A divulgação da lista com os selecionados, bem como o período de matrícula, começará em 10 de março.

Este ano, o FEMA Robótica terá duas novas turmas, uma no período da manhã (das 8h às 11h) e outra no período vespertino (das 14h às 17h). Ao todo, serão 28 novas vagas, distribuídas entre as duas turmas, tendo como alvo principal alunos de escolas públicas ou particulares que serão selecionados de acordo com o processo de seleção estabelecido pela FEMA.

O curso, que tem 3 meses de duração e 75 horas de carga horária total, tem como foco o aprendizado dos conceitos básicos de eletrônica, robótica, programação e matemática para construir seu próprio robô com materiais como motores, luzes e bateria, utilizando-se de um kit LEGO. O conteúdo fica a cargo do professor Diogo Lamotta, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e é um entusiasta da área da robótica.

Para participar do FEMA Robótica é preciso ter entre 11 e 17 anos, ser matriculado em escola pública ou privada de Assis ou região, ter bom rendimento escolar, além de ser aprovado no processo seletivo. No teste de seleção, será aplicada uma prova contendo 15 questões, de acordo com o nível de escolaridade e será avaliado também o histórico escolar do candidato. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, através do formulário disponível no link. As matrículas serão realizadas após o período de seleção e as informações serão comunicadas por e-mail e/ou telefone (WhatsApp). Para mais informações, o candidato deve entrar em contato com o professor doutor Almir Rogério Camolesi via e-mail, [email protected] ou pelo celular/whatsapp: (18) 99705-7610.

"O curso ensinará conceitos básicos de eletrônica, robótica e programação para construir seu próprio robô, com kits da marca LEGO. Também haverá o incentivo para aproveitar itens descartáveis, como copos, garrafas PET e outros, para ajudar na preservação do meio ambiente", explicou Almir. Assim, a FEMA terá seu próprio time de robótica preparado para disputar campeonatos no Brasil e pelo mundo.

O projeto é organizado pela Coordenadoria de Informática, que comporta os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação, que tem a frente a professora mestra Diomara Barros, e idealizado pelo professor doutor Almir Camolesi e Diogo Lamotta, em parceria com a Diretoria de Ensino da cidade e escolas privadas. O FEMA Robótica é 100% viabilizado financeiramente pelo corpo executivo da Instituição, com o aval do diretor executivo, professor Eduardo Vella, e do presidente Arildo Almeida.
Assessoria FEMA
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM