Buscar no site

FEMA promove I Fórum de Educação Médica do curso de Medicina

O evento contou com diversas palestras, focadas em atender às resoluções apresentadas no Pré-Fórum de Educação Médica, realizado em abril deste ano

Assessoria FEMA

  • 17/10/22
  • 17:00
  • Atualizado há 75 semanas

A coordenação do curso de Medicina do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA) da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promoveu, nos dias 10 e 11 de outubro de 2022, o I Fórum de Educação Médica, que reuniu professores e estudantes do curso no Anfiteatro da FEMA. Os temas apresentados, foram definidos a partir das resoluções apresentadas no Pré-Fórum de Educação Médica, realizado em abril deste ano.

No dia 10, o Fórum contou com uma Conferência de Abertura ministrada pelo professor Dr. Gilson Caleman, docente e chefe da disciplina de Administração e Planejamento em Saúde da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), consultor do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e Consultor do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Ministério da Saúde desde 2018.

divulgação - Fórum foi realizado no Anfiteatro da FEMA - Foto: Divulgação/FEMA
Fórum foi realizado no Anfiteatro da FEMA - Foto: Divulgação/FEMA

Além disso, houveram mais três Conferências que promoveram debates e reflexões. Os professores Bruno Déo de Oliveira e Dr. Guilherme Sauniti Lopes moderaram a primeira delas, sobre "Metodologias Ativas no Internato Médico", que teve como convidado o professor da FAMEMA, Dr. Maurício Braz Zanolli. Logo depois, a assistente técnica da Diretoria de Extensão da FAMEMA, professora Ma. Maria Virgínia Lellis da Costa Andrade, falou sobre "A Contribuição da descrição das Atividades Profissionais Confiáveis (EPA's) para o curso de Medicina"; conferência moderada pelos professores Cilas Tavares Costa e André Luiz Castilho. Para finalizar o primeiro dia de evento, os professores André Luiz Gonçalves Matheus e André Luiz da Silveira moderaram a Conferência sobre "Avaliação em Metodologias Ativas", que contou com a convidada professora Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.

Já no dia 11, os professores do curso de Medicina da FEMA participaram de três oficinas de trabalho, com os seguintes temas: Aprendizagem Baseada em Problemas (Cenário da Tutoria), A Simulação da Prática e seu Ciclo Pedagógico (Laboratório de Habilidades) e Reflexão da Prática e Portifólio Reflexivo. Todas as oficinas tiveram os membros do Núcleo de Avaliação do Curso de Medicina como facilitadores.

divulgação - Debates e reflexões foram realizados no Fórum - Foto: Divulgação/FEMA
Debates e reflexões foram realizados no Fórum - Foto: Divulgação/FEMA

Na abertura do I Fórum de Educação Médica, o coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Jairo César dos Reis, agradeceu a todos que estavam participando do evento e reiterou a importância do Fórum para a faculdade, como uma forma de reflexão sobre a atuação dos professores, no papel de Docentes. "Sempre necessitaremos refletir sobre como estão nossas atuações em nossa prática diária. Isto se deve porque o modelo que temos de referência inicial é sempre a reprodução do que obtivemos em nossa trajetória como acadêmicos, e hoje a exigência na formação do médico mudou muito", conta o coordenador.

Dr. Jairo completa dizendo que, felizmente, a FEMA iniciou o seu curso de Medicina com o modelo de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, o que possibilitou muitos progressos durante os sete anos do curso. "Sabemos que o grande beneficiado com esse trabalho, pautado em metodologia ativa de ensino e aprendizagem, é o estudante. Mas para mim, a ocorrência desse fórum também é uma evidência do propósito que temos, que é demonstrar a importância de um curso de Medicina para uma determinada região onde ele está inserido e ofertar um profissional formado pela FEMA com todos os atributos cognitivos e habilidades de acolhimento, para tratar o bem maior que a pessoa possui: sua saúde", declara.

divulgação - Evento contou com convidados especiais para discutir diversos temas - Foto: Divulgação/FEMA
Evento contou com convidados especiais para discutir diversos temas - Foto: Divulgação/FEMA

A vice-diretora acadêmica do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professora Ma. Arlete Aparecida Marçal, trouxe uma reflexão muito profunda em seu discurso na abertura do evento, declarando que: "Ontem eu recebi uma música de um amigo meu que me deixou reflexiva sobre um dos versos, que dizia 'viver é como afinar um instrumento, a toda hora e a todo momento. De dentro para fora e de fora para dentro'. Eu fiz um comparativo e pensei exatamente na educação. Nós temos que 'afinar um instrumento' constantemente, revendo procedimentos, aperfeiçoando a nossa maneira de ensinar... é exatamente isso que estamos fazendo aqui no Fórum. Estamos muito felizes, enquanto FEMA, porque é através desse evento que conseguimos ver a direção em que o curso está e onde ele quer chegar", afirma Arlete.

Receba nossas notícias em primeira mão!