Buscar no site

Núcleo de Educação a Distância inaugura espaço no site da FEMA

O objetivo do NEaD é assessorar os professores em ações educacionais na modalidade de ensino a distância

Redação AssisCity - Divulgação

  • 27/03/22
  • 08:00
  • Atualizado há 107 semanas

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) agora tem uma aba no site da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), que visa dar maior visibilidade às ações realizadas pelo órgão.

Responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de todas as ações educacionais que dizem respeito à modalidade de ensino à distância, o NEaD é um órgão permanente de apoio que tem como principal objetivo desenvolver e implementar projetos de educação com o objetivo de promover a aprendizagem significativa, ativa e colaborativa, por meio da tecnologia da informação e comunicação.

Por isso, o NEaD conta com uma equipe de profissionais e professores de diferentes competências envolvidas no processo de desenvolvimento de projetos de educação a distância e tem como função analisar, desenvolver, implementar, acompanhar e avaliar os programas educacionais lançados nessa modalidade.

Segundo o vice-diretor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professor Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto, o Núcleo dá suporte para os coordenadores dos cursos, para que o ensino à distância siga uma metodologia e seja implantado e realizado de forma padronizada. "Implantamos essa metodologia nos cursos de Informática e Química, e o NEaD prestou apoio à coordenação desses cursos. Não podemos deixar de destacar também a área de TI, o professor Luiz Ricardo Begosso que deu todo o suporte com a equipe do CEPEIN, para que as aulas remotas fossem possíveis. Junto ao Núcleo EAD, o CEPEIN, a Agência e os coordenadores, ofereceram todo o suporte para que nossos professores e alunos conseguissem assistir às aulas de forma remota no início da pandemia e, agora, estamos levando a possibilidade dessa modalidade ser realizada em todos os cursos que tiverem interesse", declara o diretor.

Poletto ainda reforça as facilidades que o EaD proporciona para os alunos e professores. "Apesar de os cursos serem presenciais, até 20% deles podem ser oferecidos de forma EaD. Uma coisa que também deu muito certo à distância, foram as orientações de PIC e de TCC, as bancas de TCC, os eventos acadêmicos, e agora elas podem continuar sendo realizadas dessa forma. Isso facilita tanto para o professor, quanto para o aluno", finaliza.

Para a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância, professora Dra Stelamary A. Despincieiri Laham, a experiência durante os dois anos de pandemia fortaleceu a ideia de que a FEMA pode oferecer seus cursos com qualidade em qualquer modalidade de ensino. "Além do trabalho de implementação de cursos e disciplinas na modalidade a distância, nosso objetivo também é desenvolver a cultura digital e de EaD na instituição. A cultura digital abrange os processos de transformação socioculturais que acontecem com o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação. Na educação, trabalhar nessa perspectiva permite coligar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar. O ensino híbrido já é algo real, intensificado por conta da Pandemia, e a experiência que tivemos durante esses dois anos fortaleceu a convicção que a FEMA pode oferecer seus cursos com qualidade independente da modalidade", diz Stela.

Além de prestar suporte às coordenações, o NEaD também oferece treinamentos internos, para os professores, e externos, junto às instituições de educação municipais e estaduais, e produz o FEMACAST, cuja finalidade é disseminar conhecimentos à comunidade por meio de seus professores e alunos.

Receba nossas notícias em primeira mão!