Buscar no site

Parceria entre FEMA e colégio de Paraguaçu Paulista é sucesso em feiras científicas do Estado

Iniciada em 2021, a colaboração entre as duas instituições gerou bons resultados e continuará em 2022

Divulgação

  • 22/03/22
  • 10:00
  • Atualizado há 108 semanas

O curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) desenvolve um trabalho em conjunto com a Escola Estadual Maria Angela Batista Dias, de Paraguaçu Paulista, que consiste em realizar estudos comparativos entre as propriedades hidratantes capilares das plantas ora-pro-nóbis e babosa.

Realizados pela professora Dra. Silvia Maria Batista De Souza, esses estudos auxiliam o Projeto de Iniciação Científica da escola de Paraguaçu Paulista. De acordo com ela, a parceria começou em 2021 e, devido aos resultados na primeira fase, a FEMA continuará auxiliando o colégio com os estudos da planta durante esse ano também. "Alguns professores nos procuraram e pediram para auxiliarmos em projetos de iniciação científica, voltados a alunos do Ensino Médio. Uma dessas pessoas foi a professora Miriam de Fátima Soares Feitosa, da escola de Paraguaçu. Então nós fizemos essa primeira fase de auxílio no ano passado e, este ano, eles nos procuraram novamente para dar continuidade ao projeto, porque ele foi bem-visto pelo governo. Agora estamos caminhando para essa segunda parte do projeto", diz a professora.

O Projeto de Iniciação Científica faz parte do Programa Escola de Tempo Integral, que atende alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio. Segundo Miriam, professora que procurou a FEMA para a parceria, essa é uma das maneiras de desenvolver o aluno e despertá-lo para a ciência. "Esse é o lema da Escola de Tempo Integral; tornar o aluno um cidadão solidário, competente e protagonista", cita.

Divulgação

Além disso, a partir do desenvolvimento desse projeto, a escola teve a chance de participar de algumas feiras científicas que ocorrem no estado. "Tem a FeCEESP, que é a Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo, e também tem a Feira de Ciências das Escolas Estaduais da Diretoria de Ensino Região Assis (FeCEE-DER-Assis). Então esse projeto que estamos desenvolvendo com o auxílio da professora Silvia, da FEMA, concorreu entre todas as escolas de Assis e foi para a FeCEESP em 2021. Nós alcançamos a final, que será disputada agora em março. O projeto foi um sucesso!", completa.

A FEMA desempenha um papel muito importante em Assis e região, atuando como um centro educacional que auxilia toda a comunidade, seja por meio dos projetos de extensão, programas de estágios, ou até mesmo por parcerias com instituições locais.

Para o presidente da FEMA, Arildo José de Almeida, o resultado dessa parceria é mais uma evidência de que a instituição está no caminho certo. "O nosso objetivo, para a FEMA, é que parcerias como essa aconteçam cada vez mais. Queremos transpor os muros e atuar de forma constante na comunidade, colaborando com as instituições públicas, como as escolas da região. Afinal, a educação é uma parte importante na formação de um cidadão que futuramente também ocupará as cadeiras da universidade", finaliza o presidente.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais