25 de Janeiro de 2022
20º/30º
Notícias - Educação

Prova do Saeb é aplicada nas escolas de ensino fundamental de Assis

Avaliação visa diagnosticar a qualidade da educação oferecida pelas escolas de todo o Brasil

Realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), as avaliações do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) estão sendo aplicadas desde segunda-feira, 22, para os estudantes do 5º do ensino fundamental.

Por meio de questões objetivas e um questionário socioeconômico, as provas avaliam conhecimentos nos componentes de língua portuguesa e matemática para diagnosticar a qualidade da educação oferecida pelas escolas de todo o Brasil.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir dos resultados obtidos é gerado o Ideb (Índice de desempenho da Educação Básica), que varia notas de zero a dez, considerando a taxa de fluxo escolar (aprovação) e as médias de desempenho no Saeb. Para que as escolas tenham os resultados publicados no Ideb, é necessário que pelo menos 80% dos alunos, declarados no Censo de Educação Básica 2021, realizem a prova.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

A Prova Brasil está sendo aplicada em 18 escolas do município de Assis com datas previamente agendadas.

É muito importante que os pais acompanhem a vida escolar de seus filhos e incentivem a realizarem as avaliações com atenção e compromisso, pois isso ajuda a promover melhorias na educação como um todo.
Assessoria PMA
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM