Buscar no site

Recepção dos calouros de Informática

A palestra "O Mercado de Trabalho na área de TI" deu início ao ano letivo para os recém-chegados dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da FEMA

Assessoria FEMA

  • 25/02/21
  • 08:00
  • Atualizado há 161 semanas

Os calouros dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) foram recebidos na instituição através de duas reuniões online, nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2021. No primeiro dia de reunião, o vice-diretor acadêmico, professor doutor Alex Poletto deu as boas-vindas aos calouros e explicou sobre a FEMA. Na sequência, a coordenadora dos cursos, professora mestra Diomara Martins Reigato Barros, deu as boas-vindas aos alunos e explicou todos os detalhes sobre o funcionamento dos cursos, as formas de acesso aos ambientes virtuais da FEMA, os softwares disponíveis aos alunos pelo convênio Microsoft e o portal acadêmico.

No segundo dia de reunião, todos os professores dos cursos de Informática se apresentaram aos alunos e falaram sobre suas disciplinas e como elas serão conduzidas durante o curso. Ao final, o professor doutor Luiz Ricardo Begosso ministrou uma palestra intitulada "O Mercado de Trabalho na área de TI", que teve o objetivo de mostrar aos alunos como está o mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação. Nesta palestra, professor Begosso apresentou informações publicadas pela imprensa nacional e internacional, vídeos de grandes veículos da mídia como Rede Globo, SBT, Record, Globo News e CNN, todos eles destacando as muitas oportunidades que são oferecidas pelo mercado de trabalho de TI, que encontra-se muito aquecido.

De acordo com Begosso, o mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação cresceu muito nos últimos 20 anos e a tendência é de mais expansão nas próximas décadas, o que traz bastante segurança para os alunos que estão entrando na área. "O mercado de trabalho em TI segue em crescimento e sobram vagas de trabalho na área, sendo que os profissionais bem formados vislumbram grandes oportunidades. A necessidade por profissionais de TI é muito alta, tanto em grandes centros como no interior do país, e o mesmo ocorre nos demais países do mundo, sendo que vários ex-alunos da FEMA trabalham também no exterior. Apesar da crise de desemprego que assola a maioria dos países do mundo, os profissionais de TI não sentem problemas em encontrar empregos", ressaltou o professor durante a palestra.

O docente também comentou com os novos alunos que, com o amplo uso de tecnologia da informação por empresas e por pessoas, como telefone celular, internet e TV interativa existem muitas oportunidades para desenvolvimento de software, de games, computação gráfica, desenvolvimento de aplicativos mobile, infraestrutura de TI, sendo que praticamente todos os setores da economia utilizam TI. Além do mais, os salários são bastante atrativos. "A carreira de TI oferece grande possibilidade de empreender. Com a globalização, é possível trabalhar em qualquer ponto do planeta, o setor de TI possui alta empregabilidade e não há falta de oportunidades", contou aos calouros dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação.

Ao finalizar sua palestra, o professor destacou ainda que as profissões de TI são promissoras, a demanda por profissionais qualificados é bem maior do que a oferta, e que o sucesso profissional depende da formação sólida, baseada em conhecimentos teóricos que habilitam qualquer prática, enfatizando o elenco de disciplinas e a qualificação dos professores da FEMA, sendo que mais de 80% são mestres e doutores.

Receba nossas notícias em primeira mão!