Buscar no site

5 dentre os maiores artilheiros do futebol brasileiro

  • 26/01/23
  • 06:00
  • Atualizado há 61 semanas

O gol é, sem dúvida, o maior momento de uma partida de futebol, onde grandes jogadores se tornam heróis e se imortalizam na história dos clubes que fazem parte. A arte de fazer o gol, no entanto, não é dominada por todos os jogadores, sendo algo pouco notável na carreira da maioria deles. Outros jogadores, porém, possuem o domínio dessa arte, marcando em muitos jogos e levando sua equipe a vitória em muitas dessas ocasiões.

A contagem no futebol é muito pequena e os placares tendem a ser mais curtos, com isso, a importância do artilheiro aumenta ainda mais em comparação aos outros esportes, pois um simples gol pode fazer toda diferença dentro do jogo. Na realidade, o gol é algo tão importante para os torcedores, que é comum ver discussões em bares ou mesmo no trabalho, sobre quantos gols a equipe A vai marcar em cima da equipe B e vice-versa, sendo que até mesmo em sites como NetBet (https://casino.netbet.com/br/roleta), Sportingbet e Bet365, pode-se apostar na quantidade de gols que um time está a marcar, por exemplo.

Isso tudo nos leva até uma discussão importante: quem, de fato, são os maiores artilheiros do Brasil em números, de fato? Fizemos uma lista com os nomes. Confira:

1. Pelé (1282 gols)

Não poderíamos começar essa lista sem o rei do futebol. Homenageado em todos os quatro cantos do mundo após a sua morte, Pelé nasceu em Três Corações-MG e foi revelado, ainda com 16 anos, pelo Santos. Ele é considerado até hoje, por muitos, o maior jogador de todos os tempos, tendo mais de 1282 gols registrados, contando-se jogos oficiais e não-oficiais.

2. Dadá Maravilha (926 gols)

Poucos jogadores são tão queridos por todas as torcidas do país como Dario, o Peito de Aço, o Dadá Maravilha. Um dos maiores artilheiros do futebol brasileiro, com 926 gols, ele também é conhecido pelas frases bem divertidas que o fizeram ganhar ainda mais destaque na carreira.

3. Romário (925 gols)

O baixinho era um artilheiro nato dentro dos gramados, sendo destaque em todos os times que jogou e também na seleção brasileira, onde foi campeão do mundo em 1994. Ainda naquela edição, Romário teve atuações absolutamente memoráveis, marcando em vários jogos decisivos e convertendo o pênalti na disputa final contra a Itália.

4. Túlio Maravilha (885 gols)

Para muitos, Túlio é apenas mais um jogador comum. Para outros, ídolo incontestável. A única unanimidade é confirmada pelos números: Túlio Maravilha foi um dos grandes artilheiros do futebol brasileiro. O artilheiro marcou incríveis 885 gols ao longo da sua carreira, que também conta com títulos importantes, como o Campeonato Brasileiro de 1995, pelo Botafogo. Naquele ano, Túlio marcou 50 gols, uma marca histórica no futebol brasileiro.

5. Roberto Dinamite (745 gols)

Roberto Dinamite, que nos deixou recentemente, teve uma carreira recheada de gols e títulos. Com passagem marcante pelo Vasco, sendo considerado o maior artilheiro da história do clube, pela seleção brasileira, Barcelona, Portuguesa e Campo Grande, o atacante foi um dos grandes nomes do futebol brasileiro na década de 1980.

O atacante também é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, marcando 190 vezes ao longo de todas as edições que participou.

Receba nossas notícias em primeira mão!