Buscar no site

Governo estadual anuncia volta imediata do Paulistão, com jogos apenas à noite

Federação Paulista de Futebol deve divulgar tabela em breve

Globoesporte.com

  • 09/04/21
  • 13:00
  • Atualizado há 157 semanas

O governo de São Paulo formalizou nesta sexta-feira a autorização para o retorno imediato do Campeonato Paulista, mas com jogos apenas noturnos, sempre a partir das 20h. A Federação Paulista de Futebol deve divulgar em breve a tabela, com partidas já neste fim de semana.

Patrícia Ellen, secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, disse que o horário foi estabelecido para evitar aglomerações, já que a partir das 20h há restrição de circulação e abertura de locais como bares e restaurantes. Segundo ela, pode ter rodada a partir de sábado (depois, o vice-governador Rodrigo Garcia afirmou que a liberação já vale para esta sexta-feira).

Pela manhã, o governador João Doria havia confirmado que o governo acatara os novos protocolos elaborados pelo Ministério Público Estadual e pela Federação Paulista de Futebol.

O futebol esteve proibido em São Paulo desde o dia 15 de março, quando entrou em vigor o plano emergencial de combate à propagação da Covid-19 no Estado. Inicialmente, o prazo ia até 30 de março. Depois, foi estendido a 11 de abril.

Até agora, foram realizadas as primeiras quatro rodadas (de um total de 12) e um jogo da quinta na primeira fase do Estadual. Após a proibição, duas partidas foram levadas para Volta Redonda-RJ: Mirassol 0 x 1 Corinthians, justamente o único jogo da quinta rodada já disputado, e São Bento 1 x 1 Palmeiras, pela terceira rodada.

Nas últimas semanas, Federação Paulista e Ministério Público vinham trabalhando em modificações nos protocolos de controle da pandemia no futebol. O MP sugeriu, entre outras medidas, testes de Covid realizados uma hora antes de cada partida - sugestão que a Federação Paulista, inicialmente, achou difícil de ser aplicada. A sugestão alternativa foi realizar os testes no dia dos jogos.

Enquanto isso, a FPF esboçava uma tabela para a retomada do futebol, com jogos ainda nesta semana. Mas tudo dependia de uma sinalização positiva do MP e do governo estadual.

Uma outra questão que entrou em debate foi a possibilidade de levar ao Tribunal de Justiça Desportiva os atletas que infringirem as regras de isolamento estipuladas. Neste cenário, aconteceu o episódio envolvendo o atacante Luiz Adriano, do Palmeiras. Mesmo com resultado positivo para Covid, ele foi a um supermercado e atropelou uma pessoa na saída do local. Acabou multado pelo clube.

São Paulo vive o momento mais crítico da pandemia, com óbitos se avolumando (foram 1299 registrados nesta quinta-feira, a segunda pior marca) e registros de mortes de pacientes que não conseguiram acesso a UTIs.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais