Buscar no site

Jogos de celular fazem sucesso e tem altos lucros

  • 24/10/22
  • 08:00
  • Atualizado há 78 semanas

Imagem: Feepik

Depois que o celular se tornou parte permanente do dia a dia de muitas pessoas, as empresas desenvolvedoras de jogos viram um grande negócio para investir. Por isso, passaram a criar diversos jogos de celular, de forma que a fácil acessibilidade rende inúmeros downloads.

Embora muitos tenham duvidado a princípio, esses jogos se provaram muito lucrativos e um verdadeiro sucesso. Afinal, pessoas de todas as idades procuram por deles, devido à grande diversidade de títulos disponíveis. Assim, rapidamente esse se tornou um grande mercado.

Contudo, diferente das dinâmicas, observadas na indústria dos games, o lucro não vem de venda de jogos. Na verdade, os jogos de celular, em sua maioria, são disponibilizados gratuitamente em lojas virtuais. O lucro vem das vendas de itens específicos realizadas dentro do aplicativo, como skins e moedas virtuais.

Honor of Kings

O jogo Honor of Kings é um MOBA chinês que ficou rapidamente muito conhecido. Suas mecânicas procuram simular um campo de batalha, em que os personagens lutam entre si, usando movimentos e combos especiais.

Durante o jogo, os jogadores devem se reunir em equipes com cinco integrantes cada. Por isso, cada um dos membros do time procura escolher personagens com habilidades que complementam as dos seus parceiros. Então, normalmente tem os jogadores de defesa e os jogadores de ataque. Juntos, eles buscam a glória e a vitória.

Ele está disponível nas plataformas de sistemas Android e iOS gratuitamente. Por isso, a desenvolvedora lucra com as, micro transações dentro do aplicativo. Entre esses produtos estão, as skins para personagens, moedas virtuais e outros itens exclusivos do jogo.

Roblox, um dos jogos de celular que mais fazem sucesso

Imagem: site oficial Roblox

Seguindo a onda do Minecraft e se especializando de forma única, o Roblox é um dos jogos de celular mais famosos entre jogadores de 13 a 16 anos, principalmente. De forma geral, ele disponibiliza diversos servidores com propostas únicas de jogos interativos e online.

Além disso, os usuários podem personalizar seu personagem. A rentabilidade do jogo vem das roupas exclusivas e de jogos que exigem um pagamento em Robux. Sendo está a moeda virtual usada no jogo, que pode ser adquirida por meio de micro transações na loja virtual com dinheiro real.

É possível jogar Roblox tanto em consoles e no PC, quanto em celulares com sistemas operacionais Android e iOS. Ele possui uma boa resposta por parte dos usuários. Afinal, a nota do game, vem crescendo cada vez mais desde o seu lançamento em 2006.

PUBG Mobile

Imagem: site oficial PUBG Mobile

Como suas versões para PS4 e PC, o PUBG Mobile faz muito sucesso entre jogadores de FPS de todas as idades. Afinal, esse título está entre os mais populares nas lojas virtuais do Android e do iOS. Além disso, ele não requer um dispositivo muito potente, mas é preciso ter uma boa conexão de internet.

Trata-se de um jogo Battle Royale, em que um total de 100 jogadores são atirados de paraquedas em uma ilha. A missão de todos eles é lutar entre si, enquanto procuram sobreviver o máximo de tempo possível. Por fim, aquele que ainda estiver em pé é proclamado o vencedor da partida.

As lojas virtuais também podem ser utilizadas dentro do jogo para micro transações. Assim, os jogadores podem personalizar os aspectos do jogo como quiserem ao comprarem os itens únicos. Eles podem adquirir as moedas para isso com as recompensas de missões ou podem simplesmente comprá-las usando dinheiro real.

Candy Crush Saga

Assim como os jogos de poker online se popularizaram, um dos clássicos e um dos primeiros jogos de celular que fez sucesso, o Candy Crush Saga é um puzzle. Primeiro, o mesmo teve o seu lançamento feito pela King para o Facebook no dia 12 de abril de 2012. Rapidamente, usuários de todo o mundo se apaixonaram pelo jogo simples e dinâmico.

Seus requisitos de sistema não são altos, por isso, é possível usar na maioria dos dispositivos sem problemas. Além disso, podemos jogá-lo offline, mas tem funções únicas online. A exemplo disto, está a atualização de eventos do jogo. E os usuários são convidados a se vincularem com o Facebook para salvar os dados na nuvem e evitar perder em caso de troca do aparelho.

Os meios de faturamento do Candy Crush, como todos os outros jogos mencionados, são suas micro transações. Por meio delas, os jogadores adquirem balas especiais para facilitar os puzzles em qualquer nível que acharem que vale a pena.

Free Fire

Em meio aos Battle Royale, o Free Fire foi um dos grandes sucessos logo na ascensão do gênero. Ele é um dos jogos de celular mais lucrativos atualmente. Além disso, muitos jogadores afirmam que ele é a junção perfeita do Battle Royale com FPS, ainda que outros jogos procurem seguir a mesma ideia.

Hoje, ele possui mais de 100 milhões de downloads registrados, assim como inúmeras avaliações positivas. Não é preciso ter um celular de última geração, porém é interessante que ele suporte conexões de internet mais potentes, como a tecnologia 4k que tem sido desenvolvida para smartphones.

A sua rentabilidade é muito alta, sendo avaliada em torno de 6,26 bilhões de reais. Divididos entre compras de entradas para eventos exclusivos, itens para melhora de equipamentos e skins, as, micro transações dentro do Free Fire fazem um grande sucesso e dão excelente retorno.

Eternium

O jogo Eternium é um MMORPG com versões tanto para Android quanto para iOS. Assim, sua história segue o estilo do gênero de RPG, trazendo os jogadores para um mundo aberto em que a imersão no mundo de aventuras é intensa. Similar a ele, o World of Warcraft também é um MMO muito famoso entre os jogadores e que possui, até o momento, versões apenas para computadores. Entretanto, como as micro transações são muito vantajosas para seus desenvolvedores, elas também estão presentes. Portanto, é possível encontrar o preço de ouro World of Warcraft Lich King facilmente em diversas lojas virtuais.

Qual o futuro dos jogos de celular?

É fácil perceber que a cada dia mais e mais jogos estão presentes no mundo mobile, que ganha mais adeptos. Sendo assim, não dá para negar que esse mercado tem altos lucros e continuará faturando cada vez mais.

Como podemos observar, as novas tecnologias vêm alcançando novos parâmetros com o seu desenvolvimento acelerado. Por isso, os jogos de celular entram nessa onda, apresentando mecânicas e níveis de interação cada vez mais realistas e mais atrativos para todos.

Receba nossas notícias em primeira mão!