Buscar no site

Qual é o melhor fortalecimento muscular para corredores?

Especialista em biomecânica da corrida, Raquel Castanharo afirma que, para fortalecer a musculatura, o engajamento na atividade é mais importante do que a atividade em si. Entenda

Ge

  • 07/01/23
  • 09:00
  • Atualizado há 63 semanas

Uma das perguntas que eu mais recebo no meu Instagram é: posso fazer pilates como fortalecimento? E crossfit, serve para quem corre? Por isso, vou te explicar na coluna dessa semana qual o melhor fortalecimento para corredores.

O mais efetivo, o que vai te dar melhores resultados, é aquele que você faz. Simples assim. Aquele que você gosta mais, seja musculação em academia, exercícios com elásticos em casa, treino funcional, ou qualquer outro método que estimule seus músculos. Isso porque o engajamento na atividade muitas vezes é mais importante do que a atividade em si.

Músculos ficam fortes após "sofrerem" um pouquinho. Aplicamos um estímulo, o suficiente para a musculatura fazer mais força do que faz nas tarefas cotidianas, e no processo de recuperação desse estímulo, ficamos mais fortes.

Qualquer coisa que faça nossos músculos geraram força suficiente, funciona. Não é uma ação exclusiva das máquinas de academia. Aliás, para alguns grupos musculares, exercícios com elásticos, que podem ser feitos em casa, são até mais desafiadores do que em máquinas.

Sendo assim, será pior ir uma vez a cada 15 dias na academia, se você não gosta desse ambiente, do que fortalecer no Pilates, se você adora a prática. Ou o contrário: academia será melhor para quem gosta do que ficar só com pesos livres se a pessoa se sente insegura.

Caber na rotina, transformar o fortalecimento em um hábito, é super importante. E é muito mais difícil transformar algo que não gostamos em hábito. Então, o melhor será o que você gostar mais e conseguir manter melhor regularidade.

Receba nossas notícias em primeira mão!