28 de Outubro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » ESPORTE

Relembre a última participação de Assisense e VOCEM na Segunda Divisão do Paulista

Começa neste mês de outubro mais uma edição da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, e os torcedores de Assisense e VOCEM já se cercam de expectativas para o início de mais uma luta pela tão sonhada vaga na Série A3 do estadual no ano que vem.

Os rivais de Assis estão no grupo 2, que também conta com Grêmio Prudente, Tupã e Osvaldo Cruz. O VOCEM estreia no dia no dia 18, em Presidente Prudente, diante do Grêmio. Já o Falcão do Vale entra em campo no dia 21, no Estádio Tonicão, contra o Tupã.

A poucas semanas da estreia, os dois seguem em forte preparação para o Paulistão. O Assisense terá amistoso diante do Novorizontino, time que disputa a Série D do Brasileirão, no dia 12 de outubro (com transmissão do AssisCity). Já o VOCEM foca na recuperação física dos atletas e ainda não anunciou nenhum amistoso preparatório.

O campeonato deveria ter começado em abril, mas foi adiado por seis meses em decorrência da pandemia, que paralisou todo o calendário paulista. Faltando menos de um mês para a estreia, é hora de relembrar a campanha dos dois times de Assis na última edição da Segunda Divisão, no ano passado.

Assisense em 2019

Foto: Divulgação/Gustavo Amorim - Assisense esteve perto do acesso, mas caiu diante do Paulista
Assisense esteve perto do acesso, mas caiu diante do Paulista


No ano passado, o Falcão do Vale viu o acesso histórico bater na trave e ficou muito perto de estrear na Série A3 já neste ano. O time fez uma campanha sólida e foi até as quartas de final, o que traz mais esperança para os torcedores de que o time pode, de fato, subir de divisão pela primeira vez em sua curta trajetória no futebol profissional.

Na primeira fase em 2019, o Assisense terminou na 3ª colocação do grupo 4, ficando atrás apenas de Marília e Itararé, superando o VOCEM. Foram quatro vitórias (incluindo um triunfo no clássico de Assis), quatro empates e duas derrotas, o suficiente para avançar à segunda fase.

No grupo 8, o time teve um desempenho fraco em um grupo com Independente de Limeira, Francana e Andradina, com três empates e duas derrotas nos cinco primeiros jogos. Porém, um triunfo fora de casa contra o Andradina na última rodada garantiu o Assisense na terceira fase como um dos melhores terceiros colocados.

Após perder os dois primeiros jogos no grupo 16, contra Paulista e Independente, o Assisense se viu novamente em uma situação complicada, sobretudo após empate por 1 a 1 contra o Amparo que deixou a equipe com apenas um ponto em três jogos.

Porém, foi aí que a reação começou, e o Falcão engatou três vitórias seguidas. Com 10 pontos, o Assisense terminou na segunda posição, atrás apenas do Paulista, avançando para o mata-mata e ficando mais perto do objetivo final – conquistar a vaga na A3.

Nas quartas de final, o adversário seria novamente o Paulista de Jundiaí. Caso avançasse, o Assisense dependeria apenas de um triunfo na semifinal para subir pela primeira vez. No entanto, o Galo da Japi – que seria campeão – levou a melhor nos dois confrontos (2 a 0 em ambos) e acabou com o sonho da equipe de Assis.

No entanto, o oitavo lugar no ano passado foi a melhor campanha do Assisense na segundona desde 2013, conforme pesquisa do sitesdeapostas. bet. Naquela temporada, a equipe também terminou em oitavo e ficou perto do acesso à Série A3.

VOCEM em 2019

Foto: Divulgação/Fran Zanini - VOCEM venceu cinco jogos na última edição do Paulistão, mas não foi suficiente para ir muito longe
VOCEM venceu cinco jogos na última edição do Paulistão, mas não foi suficiente para ir muito longe


Já o Vila Operária não teve campanha tão longa na competição quanto seu principal rival. A campanha na primeira fase foi de 13 pontos, com três vitórias, quatro empates e três derrotas. Foi o suficiente para deixar Santacruzense e Elosport para trás e ficar com a última vaga para a segunda fase, juntamente com Marília, Itararé e Assisense.

Na etapa seguinte, o VOCEM caiu no grupo 7, ao lado de Itapirense, Fernandópolis e Catanduva. A campanha não foi das melhores: nenhuma vitória, dois empates e quatro derrotas. Como ponto negativo, o VOCEM perdeu todos os jogos que realizou no Tonicão. Com apenas dois pontos, o time de Assis terminou na última colocação e acabou eliminado do Paulistão.

Desde que retomou sua atividade profissional no futebol, o VOCEM fez sua melhor campanha na Segunda Divisão em 2016, terminando na quinta posição – quatro times foram promovidos naquele ano. O time de Assis segue na busca pelo retorno à Série A, o que não acontece desde 1993.

Em poucos dias, uma nova história começará a ser escrita tanto pelo VOCEM quanto pelo Atlético Assisense. O caminho é longo até a fase final. Para chegarem à A3, os dois precisam pelo menos alcançar a decisão do torneio, já que os dois primeiros são promovidos no Estadual.
Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM