Buscar no site

Você lembra os sete títulos do Corinthians no Brasileirão?

  • 02/03/23
  • 01:00
  • Atualizado há 59 semanas

Sempre que um Campeonato Brasileiro começa, o Corinthians pode até não estar como favorito em um guia de apostas ou sendo muito falado pelos comentaristas esportivos. Mas pode ter certeza que o time e sua torcida confiam que podem levantar mais um troféu, já que é uma tradição do Timão voar abaixo do radar, meio despercebido.

O Corinthians hoje detém sete títulos brasileiros, se posicionando na quarta posição entre os maiores ganhadores: o Palmeiras vem a seguir com 11 títulos, o Santos com 8 e o Flamengo também com 8 títulos.

Divulgação

Todos as conquistas obtidas pelo Timão têm sua história e aqui falaremos sobre elas.

1990

O Corinthians chegou ao Brasileirão de 90 sem nunca ter conquistado essa competição, portanto atrás de seus rivais paulistas detentores de vários títulos.

Sob o comando de Nelsinho Baptista a equipe era uma mescla de garotos da base e jogadores mais experientes, como o craque Neto. O Timão foi avançando e conseguiu chegar à final que seria contra o favorito do campeonato, o São Paulo.

Com uma equipe recheada de craques como Raí, Zetti, Leonardo e outros e tendo Telê Santana no comando, o tricolor paulista era um páreo duro.

O Timão entrou em campo com a faca nos dentes e derrotou o tricolor do Morumbi nos dois jogos da decisão ganhando assim o seu primeiro título brasileiro.

1998

O Corinthians em 1998 estava com a moral alta ganhando várias competições em seguida. Com um time de craques onde tínhamos Vampeta, Marcelinho Carioca, Sylvinho, Gamarra, Rincón e outros bons jogadores dirigidos por Vanderlei Luxemburgo.

Depois de passar pelo Santos na semifinal, o Timão foi decidir o título contra o Cruzeiro.

No primeiro jogo no Mineirão os times empatam em 2x2. No jogo de volta outro empate por 1x1 e a decisão precisou foi adiada para uma terceira partida, onde o Timão derrotou o clube mineiro por 2x0.

1999

O Timão estava impossível e em 1999 lá estava ele na disputa final do Brasileirão novamente. Desta vez seu rival seria o Atlético Mineiro. O Corinthians tinha mantido vários jogadores da conquista passada, mas trocou de técnico: agora tinha Oswaldo de Oliveira no comando.

No primeiro encontro o Atlético venceu o Timão em pleno Mineirão por 3x2, mas na volta em São Paulo o Coringão ganhou por 2 a 0. No terceiro e último encontro o Timão empata por 0x0 no Estádio do Morumbi e fica com o caneco.

2005

O time de 2005 só tinha craques graças à parceria com a MSI. Em campo desfilavam Carlitos Tevez, Mascherano e outros grandes nomes. Nesse ano tivemos a confusão criada pela 'A Máfia do Apito'.

Com a vitória contra o Goiás, o Timão conquistou seu tetracampeonato e coroou Tevez como mais um ídolo da Fiel.

2011

A briga foi acirrada em 2011 e o Timão comandado por Tite fez por merecer esse 5º título do Brasileiro.

Em um jogo disputado no Estádio do Pacaembu tivemos duas potências paulistas em campo o Corinthians e o Palmeiras, em um jogo brigado e com várias expulsões. Para o Timão que era o líder da competição bastava um empate por 0x0 para levantar a taça e foi isso que ocorreu.

2015

Em 2015 o Corinthians não começou o ano como favorito. Mas com Tite ainda como treinador e um elenco habilidoso com Renato Augusto e Vagner Love, a equipe voou. O Timão acaba ganhando o campeonato com três rodadas de antecedência e 12 pontos a frente do Galo.

Com uma pontuação recorde de 81 pontos, à época foi a melhor campanha de um time em toda a história do Campeonato Brasileiro da era dos pontos corridos.

2017

Em 2017 o Timão estava desacreditado, com um técnico não muito conhecido chamado Fábio Carille e poucos reforços de peso. A crítica esportiva não perdoou e chamou o Corinthians de 'quarta-força' do futebol de São Paulo.

Isso mexeu com os brios da equipe e o Timão deu o troco faturando o Paulistão. No Brasileirão Carille surpreendeu novamente e terminou o primeiro turno invicto e com essa vontade de vencer acaba ganhando seu 7º Brasileirão.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais